Yá Biblioteca Solidária

Somos um projeto social organizado para a construção de uma biblioteca comunitário numa ONG da Zona Leste de São Paulo, em homenagem a Yasmin Albuquerque.

  • 1

    VAGAS CRIADAS
  • 23

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Yá Biblioteca Solidária é um projeto social para a construção de uma biblioteca comunitária numa ONG de crianças e jovens, localizado Vila Matilde, como homenagem a Yasmin Albuquerque, a maior fã de livros que já se passou por esse mundo.

Queremos dar acesso para mais pessoas conhecerem o mundo literário, terem livros ao seu alcance e encontrar uma nova maneira de viver através da leitura.

Yasmin Albuquerque, uma fã de livros que faleceu com 23 anos, foi diagnosticada em 2010 com Linfoma de Hodgkin e começou sua luta pela cura fazendo quimioterapia. Dois anos depois, um diagnóstico errado, diversas sessões de quimio, e remissão por 5 anos,em 2017 foi diagnosticada com Leucemia e precisou passar por um transplante de medula. Infelizmente, apesar de todos os tratamentos, Yasmin veio a falecer no começo de 2018.

Com o primeiro diagnóstico, ela infelizmente sofreu muita discriminação por partes de amigos e conhecidos, por isso procurou refúgios em mundos diferentes e mágicos, proporcionados pelos livros. Ya criou seu próprio blog LER & IMAGINAR, em que ficou conhecida no meio literário pelas suas resenhas, eventos que frequentava, entrevistas que realizava com autores e principalmente sua risada. O blog cresceu e se transformou em um site literário que contava com a ajuda de suas grandes amigas que conheceu nesses eventos.

Queremos homenagear e perpetuar a história de Ya e seu amor pela leitura através de todos os livros deixados por ela, incentivando crianças e jovens a lerem. Faremos a construção de uma biblioteca numa sala do CCA (Centro para Criança e Adolescente) Santa Miriam, localizado na Zona Leste de São Paulo, no segundo final de semana de fevereiro de 2019.

Procuramos voluntários para nos ajudar na divulgação da vaquinha e no mutirão para a construção da biblioteca.

Curta as nossas páginas e acompanhe as novidades:

Instagram: @yabibliotecasolidaria

Vaquinha: https://abacashi.com/p/ya-biblioteca-solidaria

Obrigado!