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Poá, SP

Vida Literária

O projeto Vida Literária já passou por 26 unidades de ensino, sendo contemplados aproximadamente 7.000 alunos e distribuídos cerca 7.500 livros gratuitamente.

Sobre a organização

Um pequeno texto para você entender nosso histórico:

No início de 2016, eu e a jornalista Débora Kaoru escrevemos e lançamos o livro infanto-juvenil Nocaute, com o objetivo de distribuí-lo gratuitamente em dez escolas públicas. Porém, em contato com empresários e editoras, vimos como seria difícil levar a iniciativa adiante, já que de 50 pessoas que conversamos, nenhuma aceitou financiar o projeto.

Posteriormente, em outra tentativa de avançar com a iniciativa, lançamos uma campanha de crowdfunding, mas também não tivemos sucesso com a mesma. Então para não deixar a ideia morrer, comecei a pedir obras literárias de diferentes autores para amigos jornalistas e escritores, para tentar contemplar pelo menos uma escola com a doação de livros.

No entanto, em conversa com um professor da Rede Estadual de Ensino, ele me contou que na escola dele poucos eram os alunos que tinham acesso à sala de leitura e muitos livros eram até jogados no lixo com frequência. A partir desta informação conversei com a Débora, e chegamos a conclusão que deveríamos formatar um projeto em que as obras literárias arrecadadas chegassem realmente às mãos dos estudantes e o principal, eles deveriam entender a importância da leitura para formação cultural e educacional, para assim não se desfazerem dos livros.

Começamos o projeto em outubro de 2016, com estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Depois, passamos a receber muitos pedidos de professores de escolas com Ensino Médio. Em cada unidade de ensino, além da distribuição de livros, é ministrada uma palestra sobre a importância da leitura e do livro.

Desde o início do Vida Literária, recebemos muitas doações. A maioria são pessoas que querem liberar espaço em casa, então nem sempre as obras chegam em boa qualidade. No entanto, também chega muita coisa legal, espetacular. Olhamos livro por livro, separamos cada um. Os que servem para o projeto seguem para os estudantes. Os que não servem, trocamos em sebos.

Acreditamos que a leitura como direito de todos evita o aprofundamento de divisões sociais, educacionais, culturais. Desta maneira, realizando um trabalho de incentivo à leitura em escolas, oferecemos mais que um instrumento de dignificação do aluno, realizamos um grande ato de valorização e aperfeiçoamento do ser humano.