avatar
Curitiba, PR

Um Lugar ao Sol

Mudamos a vida e o destino de crianças de comunidades carentes, através de projetos sociais, trabalhando com valores como amor, respeito, união e amizade.

Sobre a organização

A História da Organização Não Governamental Um Lugar ao Sol surgiu no Natal de 2003.

Em um bar, quatro pessoas estavam jogando conversa fora quando foi tocado no assunto do espírito de Natal. Porém, como seria esta festa cristã para os que eram carentes na cidade?

Depois de muito conversarem, surgiu uma mobilização por parte dos mesmos e em duas semanas antes do Natal, os quatro compraram a quantidade de brinquedos de acordo com o que cada bolso pôde pagar. Pouco antes do dia do Natal, eles se dirigiram para uma pequena favela (inocentemente) achando que lá haveria poucas crianças, mas enganaram-se; faltaram presentes.

Sensibilizados com as crianças que não ganharam brinquedos, no ano seguinte o grupo organizou-se para levantar a quantidade de brinquedos correta para a mesma quantidade de crianças, além de

mobilizar outras pessoas para doarem carinho fraterno durante a entrega dos presentes na figura do Papai Noel. A entrega foi realizada com sucesso.

No ano de 2005, três dos quatro amigos não puderam mais contribuir com verbas do próprio bolso e abandonaram as compras de brinquedos. Então, a única que sobrou, Bianca Baldini, foi a única que continuou a mobilizar sozinha os amigos, parentes e empresas para ajudar a colaborar com o Natal dos carentes.

No ano de 2007, lhe foi proporcionada a ideia oficializar todo este trabalho em uma empresa com a formatação jurídica de organização Não Governamental (ONG) para, posteriormente, angariar novos parceiros e com isso, aumentar a quantidade de beneficiados.

Atualmente, a ONG Um Lugar Ao Sol continuando buscando parcerias sólidas e manter um corpo de voluntários efetivos, e então juntos, continuaremos a mudar a realidade daqueles que precisam de um lugar ao sol.

****Projeto Jovens Sementes****

As aulas aplicadas são de reforço escolar de Português, Matemática, Inglês e Historia, além de aulas de atividades físicas e esportes. Também trabalhamos com o resgate de valores através de atividades e bate-papo. Sazonalmente aos sábados, são realizados outras atividades como música, jogos, cultura em geral e atendimentos diversos;

****Projeto Jiu-Jitsu****

Oferecer a prática de esportes através da arte marcial com o Jiu-Jitsu gratuitamente a jovens em situação de risco social, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e esportivo, bem como a redução de índices de criminalidade, transformação social e melhoramento da qualidade de vida.

Os alunos participam de seminários pelo menos 2 vezes por ano, realizado por outros professores e academias; e os alunos capacitados, participam de campeonatos a nível municipal, estadual e regional.

A promoção de esporte para jovens em situação de risco é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Jovens e adultos de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade.