Semeando Alegria

Por meio de ações solidárias buscamos mudar comportamentos, amparar pessoas em situação de risco social e pessoal, e oferecer novas oportunidades.

  • Emailcontato@semeandoalegria.org

OBJETIVO: Procuramos propagar o amor de todas as formas e fazer com que as pessoas passem a olhar para o outro de igual para igual. Acreditamos que pequenas ações rotineiras transformam vidas e que, quando o ser humano transforma vidas, ele se transforma. Com quatro áreas de atuação - infância e adolescência, terceira idade, pessoas em situação de rua e intervenções urbanas - buscamos, por meio de ações solidárias, mudar comportamentos, oferecer novas oportunidades para pessoas de baixa renda e semear a alegria. Atuamos nos municípios de Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo.

VISÃO: uma sociedade justa com sujeitos ativos e criadores, fazendo com que a realidade seja produzida e não mais reproduzida.

ÁREAS DE ATUAÇÃO:
- Infância e adolescência: oferecer amparo a crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social e pessoas através de atividades que promovam o bem-estar, a melhora da autoestima e ajudem no desenvolvimento psicológico e afetivo sadio. Utilizamos o lúdivo como ferramenta recreativa, terapêutica e educacional. Projetos educacionais: Plantando Educação (oferecemos reforço escolar para as crianças e adolescentes que frequentam alguma escola pública de Niterói) e Alegria em Aprender (inserimos atividades educativas na grade curricular da creche atendida, buscando melhorar a qualidade da educação e a infraestrutura do local).
- Terceira idade: Também utilizamos o lúdico como dispositivo para nossas intervenções. Buscamos entender a complexidade do processo de envelhecimento, considerando os múltiplos fatores que interferem na qualidade de vida - físicos, psicológicos, sociais e ambientais. Conhecendo o território em que estão inseridos e a individualidade de cada um, conseguimos oferecer alternativas prazerosas, promover saúde, ajudar na prevenção de agravos e superar desafios.
- Pessoas em situação de rua: distribuímos, mensalmente, quentinhas para moradores de rua como forma de diminuir o problema da fome nas cidades.
- Intervenções urbanas: tem o objetivo de chamar a atenção de quem passa e recriar paisagens, trazendo discussões e questionamentos sobre a vida urbana cotidiana, além de transmitir mensagens e ajudar a encarar o dia de maneira divertida. Procuramos com que o sujeito perceba a realidade de maneira diferente, através de um olhar crítico e reflexivo, e prestando mais atenção no mundo ao seu redor.

Vagas da ONG

Distribuição de quentinhas

Ajudar na montagem e distribuição de quentinhas para moradores de rua do centro de Niterói.

Projeto Plantando Educação

Desenvolver atividades educativas e dinâmicas para crianças até 6 anos.

Projeto Alegria em Aprender

Dar aulas de reforço escolar (português) para crianças e/ou adolescentes.