Ritmos do Coração

Atuamos na promoção de inclusão e cidadania das pessoas com deficiência por meio das artes, cultura e educação.

  • 2

    VAGAS CRIADAS
  • 53

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Fundado em novembro de 2009, o Ponto de Cultura Ritmos do Coração é uma organização da sociedade civil, voltada para a promoção de inclusão e cidadania das pessoas com deficiência por meio das artes, cultura e educação.

Os projetos e ações propõe o acesso pleno dessa expressiva parcela da população aos espaços de cultura e lazer, atuando como expectadores e protagonistas, usufruindo dos bens artísticos e participando com autonomia de processos criativos individuais e coletivos.

Promovemos atividades de formação e difusão, atuando como um polo cultural agregador da comunidade além de coordenar e apoiar ações para a promoção dos direitos humanos defendendo interesses relacionados a qualidade de acesso identificando medidas para diminuir ou eliminar as restrições de participação desse público, nos âmbitos social e cultural.

De forma geral, as pessoas com deficiências não usufruem de muitas oportunidades de convívio e participação. Apesar dos esforços advindos de tratados, pactos, acordos internacionais ou instrumentos legais visando assegurar os direitos dessa expressiva parcela da população, muitas crianças e adultos com deficiência enfrentam discriminação todos os dias.

Acreditamos que a educação e a cultura tem um papel preponderante na implantação de novos caminhos de desenvolvimento consolidando e inspirando os direitos humanos e culturais. Em todas as nossas ações, buscamos oferecer conteúdos visando promover a identidade cultural de nosso povo e a espontaneidade das manifestações que fazem parte de nosso universo simbólico construindo um processo de inclusão pautado no princípio de igualdade e fraternidade para todos e criando experiências permeadas por relações sociais mais saudáveis e recíprocas.