ResistEnem - Atados | Plataforma de Voluntariado
São Paulo, SP

ResistEnem

O ResistEnem é um projeto social voltado para a educação, que ajuda estudantes de todo o Brasil a se prepararem para o Enem.

Sobre a organização

A educação é uma ferramenta de luta do povo. Diante do desamparo e precariedade, o projeto social ResistEnem surge no intuito de aproximar as oportunidades e garantir o direito à educação para todas as classes sociais. Por isso, nossa identidade vem dos ideais populares de todo o Brasil, quebrando barreiras geográficas através da tecnologia, e permitindo um intercâmbio cultural e ideológico.

"Nas escolas públicas, os alunos mal possuem acesso a todas as disciplinas da grade curricular determinadas pelo Ministério da Educação. Foi mediante a essa disparidade que o projeto foi criado", comenta Norah Guimarães, fundadora do ResistEnem.

Os mais de 250 alunos, espalhados por todo Brasil, atendidos pelo ResistEnem são de diferentes perfis, mas a grande maioria dos estudantes do projeto é de mulheres pretas com mais de 18 anos. Há um número expressivamente maior de ingressos no sudeste (especificamente do estado de São Paulo), em segundo lugar, no norte. A maior parte dos estudantes já concluiu o ensino médio, mas quase 30% dividem seu tempo com os estudos regulares.

Para atender toda essa rede de estudantes, o ResistEnem possui como principal plataforma um aplicativo de mensagens instantâneas, que não tem um consumo excessivo de dados de Internet.

De forma profissional e comprometida, a ONG divide seu cronograma diário em blocos de aula e plantões de dúvidas online, repassando o conteúdo de maneira fácil, didática e proveitosa, abrangendo todas as áreas da principal porta de ingresso às universidades, o Enem. São cerca de 120 voluntários trabalhando em conjunto para oferecer um ensino de qualidade aos alunos.

Em um ano de atuação, aprovamos 26 alunos em universidades publicas por todo o Brasil e em 2021, esperamos ajudar ainda mais estudantes a conquistarem seus sonhos.

O ResistEnem luta pela democratização da educação e ampliação de oportunidades aos grupos vulnerabilizados socialmente. Contamos com o seu apoio nesta batalha.

Siga nossas redes sociais e compartilhe nossa causa!