avatar
São Gonçalo, RJ

Projeto Social Entrando na Linha

Nossa missão é despertar o complexo de favelas da Linha para um futuro melhor, através de oportunidades de cidadania, cultura, esporte, educação e lazer.

Sobre a organização

Sobre a ONG

O PROJETO SOCIAL ENTRANDO NA LINHA (ProsEL), foi inaugurado em Fevereiro/2020 iniciando com uma tarde de lazer na comunidade, tendo como principal objetivo fortalecer vinculos familiares e a esperança de um local sociável e acolhedor. Posterior realizamos o cinema comunitário,com filmes educativos e distribuição de pipoca e refrigerante.

Porém, com o início da Covid-19 paralizamos as atividades e identificamos a grande necessitade de auxiliar os moradores com cestas básicas, a fim de tentarmos minimizar os impactos financeiros causados no seio familiar dessas pessoas que, na sua grande maioria, trabalham de maneira informal ou não tem nenhum tipo de renda.

Desde então, ao todo já são mais de cinco toneladas de alimentos distribuídos, impactando a vida de cerca de duas mil pessoas na comunidade. Além das distribuição de cerca de mil máscaras de proteção individual, mais de cem litros de álcool 70º, cinquenta litros de água sanitária, duzentas unidades de sabão em pedra e cerca de quinhentos sabonetes.

MISSÃO

Transformar a vida de crianças e jovens do complexo de favelas da Linha para um futuro promissor, através da educação, esporte, cultura, lazer e inclusão social.

VISÃO

Tornar-se referência nacional e internacional no combate a ociosidade de crianças e jovens de favelas, impulsionando-os para um futuro digno. Construindo uma sociedade mais justa e igualitária.

Uma vida transformada na favela, salva muitas vidas no asfalto.

VALORES

• Amor ao próximo

• Ética e respeito a diversidade

• Empoderamento

• Compromisso social

• Inclusão Social

• Equidade

MOTIVAÇÃO

O sonho de realizar o projeto veio da convivência diária dentro da comunidade por mais de trinta anos. Onde podia ver, sonhos morrerem por envolvimento com o tráfico, uso abusivo de álcool e drogas ilícitas, gerando como consequência a morte prematura de diversos amigos de infância.

Por falta de esperança e uma visão limitada de um jovem de favela, eu também não consegui fugir disso e aos meus quinze anos de idade, experimentei o meu primeiro cigarro de maconha, que progrediu para o uso de diversos outros tipos de drogas ao longo da minha vida, que me impediram de dar seguimento a minha carreira de ator iniciada aos sete anos de idade na escola e de uma formação profissional mais atrativa, tendo em vista que a grande maioria dos jovens de favela acham impossível alcançar níveis mais altos.

Por isso o Projeto Social Entrando na Linha tem como uma das suas maiores missões emponderar crianças e jovens da favela à seguirem os seus sonhos de vida e acreditarem que tudo é possível para àqueles que creem e lutam para alcançar seus objetivos.