avatar
Rio de Janeiro, RJ

Criar e Transformar

Trabalhar na construção do conhecimento individual e coletivo sendo gerador de benefícios, de valores e comprometimento com a responsabilidade social.

Sobre a organização

A Associação Criar e Transformar realiza atividades sem finalidade lucrativa no campo da assistência social, especificamente, realizando fortalecimento de vínculos entre pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica, crianças e adolescentes do Conjunto Habitacional Maestro Olímpio Dos Santos (Urucânia) e suas comunidades adjacentes – Barro Vermelho, Saquassú e Nova Palmares. Dentre as atividades da organização estão a oferta de reforço escolar, promoção de profissionalização, atividades esportivas, noções de cidadania, introdução à novas tecnologias, música e capacitação profissional.

A Associação é apartidária e não possui vínculos com quaisquer parlamentares, também não conta com financiamento público de qualquer espécie. Os projetos e atividades são desenvolvidos com apoio de voluntários e da comunidade ao redor, que se mobilizam em campanhas de arrecadação de fundos através de diversas atividades, como bazares, feiras, almoços, rifas, entre outras ações

DOS OBJETIVOS E METAS

A Associação tem como meta contribuir para a construção de uma sociedade solidária, fraterna, justa e igualitária, sobretudo pela conscientização do papel e do exercício da cidadania na vida das pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, buscando ser um ator determinante para a redução das desigualdades sociais.

Tal meta é fundamental no contexto em que nos inserimos. Ao olharmos o IDS por bairros com base nos dados do ano 2000 , nosso bairro se encontra na posição n.°144 entre 158 bairros da cidade do Rio de Janeiro. No estudo divulgado pelo Instituto Rio, levando em consideração dados de 2010 a Região de Santa Cruz e Paciência apresentam o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Município, mais de 0,2 (dois décimos), em uma escala de 0 à 1, abaixo da Região da Zona Sul e Barra da Tijuca, que apresentam o melhor IDH da região.

O Desafio dentro dos movimentos sociais, se faz com conhecimento, disciplina e organização, sem os quais nada podemos criar, tão pouco transformar. Neste sentido, os projetos desenvolvidos na instituição são os seguintes: