OCA – Organização Cultural Alternativa - Atados | Plataforma de Voluntariado
Rio de Janeiro, RJ

OCA – Organização Cultural Alternativa

ONG sem fins lucrativos, econômicos e religiosos que atende pessoas com deficiência física e mental.

Sobre a ONG

A OCA – Organização Cultural Alternativa iniciou suas atividades em 11 de janeiro de 1998, com sede na Avenida Brás de Pina 96 – SALA 401 – Penha – Rio de Janeiro CEP 21070-032, e sendo uma Organização da Sociedade Civil, de direito privado, sem fins lucrativos, econômicos ou religiosos, constituída por número ilimitado de associados, pessoas físicas ou jurídicas, sem distinção de nacionalidade, religião ou raça.

No início de suas atividades a Organização ocupou um vácuo no desenvolvimento e formação de quadros na área da cultura na Zona da Leopoldina, região rica de quadros, mas ao mesmo tempo, excluída do Circuito Cultural da cidade. Destacamos, por relevante, que a OCA desenvolvia trabalhos voltados para as áreas da cultura e arte, como: artes cênicas e circenses, advindo daí, e da inspiração da música Sociedade Alternativa, do saudoso Raul Seixas, o nome OCA – Organização Cultural Alternativa. Em sua evolução, também por demanda da comunidade, assumimos uma nova área com ações direcionadas à saúde. O projeto OCA Reabilitação surgiu a partir da observação e sensibilização da necessidade de fomentar ações que atendessem Crianças Portadoras de Deficiências sem condições financeiras para arcar com os tratamentos necessários em clínicas privadas (particulares) e, a extrema dificuldade de conseguirem atendimentos em clínicas e hospitais públicos, sejam nos âmbitos Municipais, Estaduais e Federais, ou sejam, por falta de vagas ou por falta de médicos e equipamentos necessários para tal. Pesquisas feita pelo IBGE revelam que no Brasil, quase ¼ da população (23,9%) possuía algum tipo de deficiência, o que significa cerca de 45,6 milhões de pessoas (dados do IBGE).

O projeto OCA – Reabilitação, à luz deste cenário, tem o objetivo de desenvolver ações de prevenções secundárias, reabilitação e assistência às crianças e adolescentes com problemas Psicomotores. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais capacitados das seguintes áreas: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia. Nesta construção de saber pretendemos unir a cultura e a saúde, tornando-as a amálgama de um novo jeito de ser e de viver. A OCA é alternativa à desesperança, ao sofrimento, à invisibilidade social.