Defesa e Cidadania da Mulher - DCM - Atados | Plataforma de Voluntariado
Praia Grande, SP

Defesa e Cidadania da Mulher - DCM

Atuamos na defesa de direitos da mulher desde 2005, com o foco no combate à violência doméstica.

Sobre a ONG

Somos uma organização não governamental, sem fins lucrativos para Assistência Social, fundada em 25/05/2005 e nomeada Utilidade Pública. Visto que na época, não existia lei concreta para defender à mulher (a Lei Maria da Penha ainda não estava em vigor), a entidade promoveu nos três primeiros anos palestras para mães, orientadores e adolescentes, em todas as Escolas Municipais da cidade de Praia Grande, com os mais variados temas: autoestima, prevenção às DST e AIDS, planejamento familiar, violência doméstica, depressão entre outros. Surgiu efeito. Muitas mulheres se conscientizaram sobre suas ações e começaram a crescer intelectual e profissionalmente.

Nossa finalidade é de caráter social, educacional, profissionalizante e cultural, destinando-se a conscientização, assistência e amparo às mulheres adolescentes, adultas grávidas e na terceira idade, independente da raça, religião, classe social e/ou cultural, proporcionando proteção e assistência não só à mulher, como também a sua família. Recuperação de mulheres que possam estar com problemas de saúde, dependência química, agressões físicas, psicológicas, e emocionais, preocupando-se com os aspectos políticos, econômicos, sociais, emocionais, sexuais, biológicos e culturais na sociedade, exercendo a cidadania consciente.

Participamos também da rede de enfrentamento a violência contra a Mulher, junto ao CREAS, CRAS, Ministério Público, Promotoria, Delegacia da Mulher, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Conselho Tutelar e Entidades ou Organizações do Terceiro Setor.

A ONG DCM é uma entidade declarada como "Utilidade Pública", de acordo com a Lei Municipal n° 979 do dia 23 de Junho de 1997 da cidade de Praia Grande, reconhecida por:

*Servir à comunidade.
*Ter sede no Município;
*Que os membros da Diretoria não tenham qualquer Remuneração/Lucros;
*Que seja apresentado um relatório com as atividades sociais/culturais promovidas indiscriminadamente;

Atuando a 14 anos, realizamos diversas ações em benefício à mulher, juntamente com outras organizações ou individuos, dentre elas palestras dos mais variados temas; cursos profissionalizantes, artesanais e terapêuticos; eventos anuais de empoderamento feminino e valorização da mulher na sociedade; rodas de conversa; auxílio no cuidado pós violência, acolhimento, acompanhamentos e encaminhamentos para outras entidades da rede socioassistencial.