avatar
São Paulo, SP

Lentes Periféricas

Utilizamos produções audiovisuais como ferramenta de arte e crítica carregadas de símbolos relacionados às minorias e questões sociais e de direito.

Sobre a organização

O coletivo Lentes Periféricas é a soma de pessoas interessadas em utilizar a linguagem audiovisual como instrumento de arte e reflexão social!

Somos moradores de diferentes bairros da cidade de São Paulo, e juntos buscamos contribuir com a produção cultural independente. Iniciamos em 2014 a partir do desenvolvimento de projeto por meio do Programa VAI I – edital público para fomentar ações culturais periféricas. Esse primeiro projeto trazia a proposta de consolidar o coletivo ao produzir um filme documentário de longa-metragem sobre acesso à cultura e ao lazer na periferia de São Paulo, com o registro da experiência do Cine Campinho, ação cultural que ocorre desde 2007 no bairro Lajeado, em Guaianases. O resultado foi o filme “Doc. Cine Campinho – Da Terra à Tela” (exibido na 3ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília).

Com isso, o coletivo se consolidou como equipe audiovisual e ampliou sua atuação no circuito independente e periférico, com o desenvolvimento de oficinas audiovisuais para jovens e adultos e produções de relevância social e artística. Três trabalhos foram produzidos em 2015: o documentário longa-metragem “São Miguel, destino: Movimento Popular de Arte”, o curta “Cartas Filmadas” (vencedor do I Concurso Emergência Visual: Território, apresentado na 1º Conferência Internacional Last Focus, em Paris) e o clipe “Caminhão de Lixo”, do grupo musical Os Cabras de Baquirivu. Em 2016 o coletivo foi contemplado no prêmio Criando Asas, do Instituto Criar, o que fomentou o desenvolvimento do projeto Match ou Delete (MouD) um webdoc/filme-interativo sobre relacionamentos por meio de aplicativos de encontros. Ainda em 2016 entramos para a programação do 27º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, em que tivemos a exibição do filme Cartas Filmadas, participamos de rodas de debates na Fábrica de Cultura Jd. São Luiz, produzimos o videoclipe “Pisagens”, da dupla Ligia Regina & Eder Lima, além da constante articulação com grupos que lidam com audiovisual no Brasil e América Latina.

Nosso projeto mais recente em andamento é o DIVERCIDADE, contemplado na 2ª edição do Fomento a Periferia, a produção busca investigar as vivências, os corpos e a construção social de pessoas LGBTQIA+ e em como as questões de raça e classe convergem com essa comunidade. Essas experiências potencializaram as habilidades técnicas de cada integrante e fortaleceram a identidade do grupo, fazendo com que mais pessoas se aproximassem do Lentes Periféricas trazendo novos olhares e saberes.