avatar
São Paulo, SP

Instituto Patrícia Medrado

Instituição privada sem fins lucrativos, que atua na inclusão social e formação integral de indivíduos, em vulnerabilidade, por meio do esporte educacional.

Sobre a organização

O propósito de constituição do Instituto Patrícia Medrado surgiu, em 1996, através de sua então fundadora, a ex-tenista Patrícia Medrado, medalhista nos Jogos Pan-americanos, que por 11 anos consecutivos figurou como a nº 1 no ranking brasileiro do Tênis de Campo.

Após encerrar a carreira de atleta de alto rendimento e de técnica de tenistas profissionais, Patrícia obteve autorização de trazer para o Brasil o Programa Play & Stay (Tênis nas Escolas) - Metodologia de ensino do tênis progressivo, desenvolvido pela ITF - International Tennis Federation

  • organismo internacional que regula o esporte Tênis em âmbito mundial. O programa tem por objetivo, tornar a modalidade acessível a todas as camadas sociais.

Após adaptar o programa para a realidade brasileira, fundou em 1998 o Instituo Patrícia Medrado. Hoje, com quase 20 anos de história, o IPM já atendeu mais de 70.000 beneficiários, de todas as idades, em projetos de atendimento direto, com aulas regulares de tênis de campo e em eventos esportivos e já capacitou mais de 1.500 profissionais, dentre os quais: professores de educação física, educadores e líderes comunitários para a inserção do tênis de campo, nas atividades físicas desenvolvidas com crianças e adolescentes.

Todas os programas e projetos desenvolvidos pelo Instituto Patrícia Medrado têm como elementos estruturantes, as bases fundamentais da filosofia do esporte educacional, que contemplam a educação integral, a coeducação, a emancipação, a participação, a cooperação e o regionalismo, bem como, os 4 pilares da educação, propostos pela UNESCO (Saber, Fazer, Ser e Conviver).

Por intermédio de Parcerias; Termos de Convênio; Patrocínios e Doações em Leis de Incentivo, o Instituto Patrícia Medrado levou sua metodologia à inúmeros municípios, como: São Paulo (capital); Campos do Jordão; Araçariguama; Araçoiaba da Serra; Arthur Nogueira; Bauru; Campinas; Cosmópolis; Paulínia; Salto de Pirapora; São José do Rio Pardo; Votorantim dentre outros.

A qualidade e eficácia dos projetos do Instituto Patrícia Medrado são reconhecidas pelas Secretarias Municipais de Educação, de Esporte e de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo; pelas Secretarias Municipais de Educação e de Esportes dos demais municípios elencados; pela Secretarias Estaduais de Esporte, Lazer e Juventude e de Desenvolvimento Social de São Paulo; pelo Ministério do Esporte, pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, pela REMS - Rede do Esporte pela Mudança Social, bem como, por outras instâncias públicas e privadas que avaliaram sua atuação.