avatar
Joinville, SC

Instituto OMUNGA

Acreditamos que toda criança, independentemente de onde esteja, pode ter uma vida com liberdade e autonomia e buscamos oferecer isso a elas por meio da educação.

Sobre a organização

O Instituto OMUNGA existe para potencializar a capacidade das crianças de construírem um futuro com liberdade e autonomia. Fazemos isso nas regiões mais vulneráveis do Brasil e do mundo, por meio do incentivo à leitura, construção de bibliotecas e formação continuada de professores.

OMUNGA é uma expressão do dialeto africano “umbundo” que significa união, unidade, conjunto.

A OMUNGA existe desde 2013, quando a OMUNGA Grife Social iniciou as atividades de venda de produtos como camisetas e livros para realizar os projetos. Atualmente contamos também com outras formas de captação de recursos: clube de assinatura, doações e projetos incentivados.

Nossos projetos:

Projeto Escolas do Sertão

Iniciou em 2013 nos municípios de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí, com o objetivo de criar acesso a um mundo que milhares de crianças desconheciam e conectá-las a oportunidades que ultrapassavam as fronteiras do sertão.

Foi implantada uma biblioteca em cada município, com mobiliário, 2.500 livros, 5 computadores, impressora, TV e DVD. Além disso, já foram realizados 14 ciclos de formação de professores, com 224 horas de atividades.

Beneficiados: 200 professores | 2.500 alunos

Projeto Livros para África

Iniciado em 2014 em Angola, junto com a Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt.

A OMUNGA viabilizou a elaboração do projeto técnico de construção de uma biblioteca e a Congregação captou os recursos, resultando na doação integral do valor pela ONG alemã Standturdent.

A biblioteca construída fica na Escola São Marcos, na periferia de Luanda, capital de Angola. Já está sendo utilizada por alunos e professores e planejamos a entrega de mobiliário, 5.000 livros (já arrecadados) e computadores para 2020.

Beneficiados: 150 professores | 1.500 alunos

Projeto OMUNGA na Amazônia

Está em fase de captação de recursos via lei de incentivo à cultura.

As atividades estão previstas para iniciar no 1º semestre de 2020 em Atalaia do Norte/AM, cidade com o 3º pior IDHM do Brasil.

Serão realizados ciclos de formação de professores e haverá a produção de um documentário (audiovisual) para disseminar os conteúdos. Além disso, serão distribuídas obras de referência para os professores e livros de literatura infantojuvenil para formação de pequenos acervos nas escolas, que não têm biblioteca.

2 anos de atividades | 200 professores | 1.900 alunos

Também faz parte do nosso trabalho apresentarmos problemáticas sociais envolvendo milhares de crianças e professores. Nos honra sermos uma ponte entre esta realidade e as pessoas que querem participar da transformação por meio da educação.

Queremos continuar levando mais educação para regiões extremamente vulneráveis, onde poucas ou nenhuma organização social tem atuação efetiva.

Na verdade, queremos mesmo é ver o brilho nos olhos de crianças e professores dessas regiões ao perceberem, por meio de livros e formações, que seus sonhos podem se tornar realidade.