Instituto Espaço Vida

atendimento a pessoas com deficiências e suas famílias, oferecendo trabalho em educação especializada e reabilitação em diferentes áreas.

placeSão Paulo, SP
  • 2

    VAGAS CRIADAS
  • 17

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

O histórico do Instituto Espaço Vida confunde-se com a história de suas fundadoras e seus empreendimentos profissionais. Silvana e Fátima são fisioterapeutas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP. Há mais de vinte anos, desde o início da carreira, trabalham com crianças com deficiências decorrentes de patologias neurológicas. Silvana possui também habilitação em psicopedagogia.

Em 1994, fundaram a CRESCE, uma clínica-escola que trabalha com uma população portadora de patologias neurológicas severas, oferecendo suporte educacional e terapêutico nas áreas clínicas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

A CRESCE, reconhecida pela comunidade como um centro de referência no atendimento à pessoa com deficiência, recebeu um grande número de pessoas encaminhadas de vários locais da comunidade, como postos de saúde e a AACD, entre outros. A maior parte desse público é formada por integrantes de famílias pobres da região da Zona Norte de São Paulo, o que inviabilizava o atendimento, já que é uma empresa do segundo setor.

Com a finalidade de viabilizar o atendimento destas pessoas advindas da população mais pobre da região, foi criado o Instituto ESPAÇO VIDA, em 2003 com a missão de oportunizar o atendimento especializado de qualidade e a inclusão social de pessoas com deficiências neuromotoras de baixa renda.

Trabalhamos com deficientes múltiplos (físico, mental e sensorial), independente do grau de dependência apresentado para locomoção, alimentação e higiene.

Atualmente o IEV vem desenvolvendo o Projeto “SER ESPECIAL”.
Este projeto tem como proposta contribuir para o desenvolvimento bio-psico-social da pessoa com deficiência e suas famílias, visando possibilitar a expressão de suas potencialidades latentes, com o objetivo de inseri-los de maneira mais efetiva nas comunidades que já integram, além de desenvolver maior autonomia e independência.

O fio condutor do projeto baseia-se em ações terapêuticas e pedagógicas que propiciam ao usuário do serviço a vivência de situações de aprendizado.

A equipe é composta por educadores e técnicos em reabilitação, que somam seus conhecimentos e constroem o plano de ação para cada grupo.

O trabalho do IEV foi pensado para atender a população deficiente que não encontra, dentro das escolas comuns, um serviço que atenda às suas necessidades, tanto relacionadas aos cuidados de que precisam (ajuda para higiene ou alimentação, por exemplo), quanto relacionadas ao conteúdo pedagógico oferecido, por não respeitar o ritmo de aprendizagem do aluno. O planejamento das atividades propostas e a metodologia aplicada levam em conta a fase de desenvolvimento que o aluno se encontra, visando estimular o máximo desenvolvimento do potencial motor e cognitivo de cada aluno, respeitando o ritmo de cada um. Além das atividades desenvolvidas no nosso espaço, realizamos festas, passeios culturais e de lazer, promovendo integração social.


Endereço

R. Santo Egídio, 179 - Chora Menino, São Paulo - SP, 02461-010, Brasil -

Voluntários

17 voluntários