Instituto de Arte Tear

O Tear atua há quase 40 anos no campo da Arte/Educação. Tem um trabalho consolidado em projetos sociais em Arte, Cultura e Educação e de Formação de Educadores.

placeRio de Janeiro, RJ
  • 2

    VAGAS CRIADAS
  • 38

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

O Tear atua há quase 40 anos no campo da Arte/Educação. Tem um trabalho consolidado em projetos sociais em Arte, Cultura e Educação e de Formação de Educadores.

Pautado no entendimento da Arte como cultura, conhecimento e expressão poética e política, o Tear tem como missão promover o desenvolvimento humano nas dimensões éticas e estéticas, através da arte e educação, contribuindo para a transformação social.Foi fundado em 1980, movido pelo desejo de novas luzes no campo da educação pela e para a arte e, em 2002, tem início seu braço social, o Instituto de Arte Tear, a fim de democratizar o acesso à arte e cultura.

Em 2005, foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC) e, em 2010, pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Tornou-se Pontão de Cultura e Educação em 2014, somando às suas ações, o fortalecimento da Rede Carioca de Pontos de Cultura, tendo a Arte/Educação como mediação cultural e social.

Um dos principais programas da instituição é o Ciranda Brasileira:

Ciranda Brasileira é uma formação artístico cultural continuada, oferecida gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens de baixa renda e de escolas públicas. É o primeiro e mais antigo projeto do Instituto de Arte Tear, em atividade ininterrupta desde 2002.

Proporciona um aprendizado lúdico e transdisciplinar, através de práticas educacionais inovadoras nas diversas linguagens da arte. Ancorado na abordagem metodológica "Artes Integradas", desenvolvida pelo Tear ao longo de seus quase 40 anos de história, busca tecer a sensibilidade, a percepção, a expressão criadora e a imaginação a partir de experiências estéticas, ecológicas e culturais.

Realizada na sede da instituição, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ, disponibiliza anualmente 120 vagas em quatro turmas, com encontros 2 vezes por semana no contraturno escolar. Cada turma é acompanhada por dois arte-educadores e uma coordenadora, todos com vasta experiência em Arte/Educação, e formados pelo Tear.

Além do Ciranda Brasileira, o Tear realizou e realiza diversos projetos em Arte/Educação - sejam eles ofertados a crianças, adolescentes e jovens, sejam formações para educadores; e em Mediação de Leitura, onde vem sendo cada vez mais reconhecido por poderes públicos de diversos municípios, em especial do Estado do Rio de Janeiro.


Endereço

Rua Pereira Nunes - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, Brasil - 138

Causas

Voluntários

38 voluntários