avatar
Rio de Janeiro, RJ

Casa Santa Ignez

Somos uma fundação que trabalha com crianças de 2 a 11 anos de idade das comunidades vizinhas: Rocinha, Vidigal e Parque da Cidade.

Sobre a organização

A Fundação Casa Santa Ignez foi fundada em 1919 e é uma das mais antigas fundações de cunho social do Rio de Janeiro, desde então tem uma história de ações em Assistência Social. Em 1986 a Instituição decidiu que o atendimento a crianças e famílias de baixa renda seria seu principal foco. Ao longo do tempo vem se adequando as políticas públicas que direcionam as ações ao público alvo. Podemos contabilizar que até o ano de 2018 mais de 7700 crianças e famílias passaram pelo nosso serviço.

A Entidade tem por finalidade prestar assistência educacional consistente nos serviços de creche, maternal e reforço escolar, e assistência social consistente em serviços de educação complementar, tudo direcionado a crianças e adolescentes das comunidades da região da Gávea, Rocinha e arredores.

Na composição do trabalho, inserimos também as famílias, já que sem sua colaboração o processo fica complexo e difícil de caminhar. A família é o princípio básico, que deve ser considerado ao longo do planejamento e em todo o desenvolvimento.

A Instituição também lida com a dimensão de articulação de rede socioassistencial e entre os demais serviços de políticas públicas setoriais que lidam no dia a dia com demandas semelhantes, tendo em vista o fato que através da articulação podemos garantir a proteção integral dos assistidos e desenvolver um trabalho fincado na transformação da realidade social dos mesmos.

Cabe ressaltar que o princípio da inclusão é um dos norteadores do nosso trabalho, portanto as inserções serão realizadas considerando o público prioritário da Política de Assistência Social e da Política de Atendimento a Criança e Adolescente prevista no ECA. Os beneficiários dos programas de transferência de renda (PBF), crianças com deficiência e beneficiárias do BPC e crianças cujas famílias tenham dificuldade de acesso à renda e serviços públicos, terão prioridade para inserção.

Público Alvo: Crianças de 2 a 11 anos e suas famílias.

Origem dos Recursos

• Doações de pessoas físicas

• Recursos próprios provenientes de aluguéis de imóveis.

Abrangência Territorial: Comunidades próximas a Gávea e adjacências (Rocinha, Parque da Cidade e Vidigal)