avatar
São Paulo, SP

Engenheiros sem Fronteiras - São Paulo

O ESF -SP tem o objetivo de realizar projetos de engenharia na cidade de São Paulo, de forma a impactar positivamente a realidade de comunidades vulneráveis

Sobre a organização

A ONG “Engenheiros Sem Fronteiras” (ESF) é uma instituição internacional que acredita na importância da engenharia como um meio de transformação social. Criada na década de 80, na França, a ONG está presente em mais de 60 países e no Brasil desde 2009. Atualmente existem 45 núcleos no país e uma diretoria nacional localizada em Minas Gerais.

O Núcleo São Paulo do ESF foi formalizado em 2015, com o objetivo de atender a cidade de São Paulo. Contando com o apoio da Universidade de São Paulo (USP), o núcleo visa o desenvolvimento de projetos que impactem positivamente a realidade de comunidades e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, usando ferramentas de engenharia e ampliando e estimulando a experiência de engenheiros, estudantes e demais envolvidos. Os quatro campos de atuação do Núcleo SP são: Acadêmico, Técnico, Educacional e Inovação.

Temos como valores o fomento do uso da engenharia para fins de desenvolvimento social, despertando o senso de responsabilidade e importância da profissão entre seus membros e a sociedade, além da ausência de fronteiras, auxiliando os que mais necessitam e estando aberto à participação de membros independentemente de suas origens.

Dentre os projetos em andamento, temos:

  1. Bioconstrução: Tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social, para que atuem de forma sustentável no eixo da construção civil.
  2. ESF na Casa de David: O projeto fornece soluções de arquitetura e construção civil para a sede da Casa de David, instituição que abriga e cuida de pessoas com deficiência física, intelectual e autismo.
  3. Cisternas nas Escolas: Consiste na implantação de sistemas de captação de água de chuva em instituições de ensino da rede pública de São Paulo. Sua finalidade é dupla: de um lado, os sistemas permitirão a redução no consumo de água potável por parte das escolas; de outro, as crianças serão instruídas sobre o uso racional da água, verificando a aplicação prática de conceitos científicos.
  4. Inserção Acadêmica: Tem como objetivo inserir nas faculdades a cultura de se realizar trabalhos acadêmicos que promovam impacto social positivo.
  5. Leitura sem Fronteiras: Grupo de estudos para fornecer aos voluntários embasamento teórico acerca da engenharia de impacto social
  6. Visitas sem Fronteiras: O projeto visa aproximar a realidade da engenharia de jovens em situação de vulnerabilidade social, de modo a incentivar a participação de outras camadas sociais na profissão. Para isso, são realizadas visitas técnicas a obras e laboratórios de engenharia, proporcionando reflexões sobre seus diferentes ramos e o papel de cada um deles na sociedade.