avatar
São Paulo, SP

Emei Dona Leopoldina

Escola Municipal de Educação Infantil, engajada em projetos de sustentabilidade.

Sobre a organização

Somos uma escola de Educação Infantil, com um projeto de sustentabilidade muito ativo e presente, onde as crianças são as grandes protagonistas deste projeto.
EMEI Dona Leopoldina, lugar de conhecimento, encantamento, atende crianças em período integral no horário das 8h00 às 16h00, com turmas mistas na faixa etária entre 3anos e 11meses a 5 anos e 11 meses, com tempos e espaços que priorizam o protagonismo infantil.

O Projeto Político Pedagógico Viveiros de Infância através de seus eixos: Brincadeira, Arte e Natureza, propicia o desenvolvimento de um Currículo que prioriza as culturas infantis, a cultura de mundo e a formação cidadã permeadas pelas experiências cotidianas e como lugar de encontro com a vida.

Os projetos de trabalho são oriundos dos temas de interesse das crianças e educadores, através da observação e escuta atenta com intencionalidade e mediação.

O brincar é maneira pela qual a criança apreende e interpreta o mundo, a brincadeira é nosso instrumento principal para o desenvolvimento de suas linguagens e potencialidades.

Seguimos os princípios éticos, políticos e estéticos na busca de espaços educadores, aprendizagens signicativas e o diálogo como premissa na ação da gestão participativa com o Conselho Mirim e Conselho de famílias e educadores.

Os espaços educadores são cuidadosamente organizados para a convivência: ateliê de arte, cozinha experimental, quadra, parque sonoro, parque com brinquedos. Temos uma ampla área verde para experiências que a Educação Ambiental oportuniza: horta, sementeira, salas verdes, cisterna, composteira, minhocário, lago, ilha ambiental, pomar, jardim, meliponário, casa na árvore.

A cidade também é vista como um espaço educador e possibilita dar visibilidade à infância, a ocupação dos espaços e territórios faz parte da nossa rotina com visitas às praças, feiras, museus entre outros.

Nossas inspirações teóricas: Paulo Freire (educador brasileiro), Fritjoj Capra (educador, cientista, ambientalista austríaco), Lóris Malaguzzi (educador italiano).

Nossa maior intencionalidade: cooperar para o desenvolvimento integral de sujeitos autores, que possam viver as infâncias em espaços brincantes, afetivos e comprometidos com os direitos das crianças, atendendo ao binômio cuidar e educar.