CORPO DE PATRULHEIROS MIRINS DE SANTO ANDRE - Atados | Plataforma de Voluntariado
Santo André, SP

CORPO DE PATRULHEIROS MIRINS DE SANTO ANDRE

Entidade sem fins lucrativos que oferece Qualificação Social e Profissional a adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Sobre a ONG

Embasado na questão da inclusão social e na promoção da cidadania e diante das situações de vulnerabilidade socioeconômicas que muitos dos adolescentes do município e região se encontram, atua expressivamente na área da assistência social através de programas que promovam a formação humana, cultural e profissional de jovens e famílias em risco, a partir da geração e da socialização do conhecimento, visando um desenvolvimento pessoal e profissional sustentável.

Programa de Qualificação Social e Profissional

O Programa de Qualificação Social e Profissional tem como objetivo o preparo, inserção e permanência de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento pessoal, social e profissional, além da geração e melhoria de renda.

Busca promover a inclusão social por meio de qualificação pessoal e profissional, contribuindo para a construção de um projeto de vida produtivo.

Durante cinco meses, cerca de 270 jovens e adolescentes (divididos em períodos manhã, tarde e vespertino) participam GRATUITAMENTE de atividades socioeducacionais voltadas a ações profissionalizantes, de desenvolvimento pessoal e humano, de desenvolvimento organizacional, de inclusão digital, recreativas, culturais, estímulo ao protagonismo e ao fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

Programa de aprendizagem

O Programa de Aprendizagem Profissional tem como objetivo promover, aos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a integração ao mercado de trabalho, através da Socioaprendizagem, atendendo ao princípio da proteção social, com garantias sociais e de direitos, ofertando o desenvolvimento de habilidades, evidenciando potenciais, desenvolvendo o espírito crítico e proporcionando a inserção em programa para vivência e efetivo aprendizado no mundo do trabalho.

Neste programa os jovens e adolescentes vivenciam a realização da prática profissional curricular em uma empresa parceira, na condição de aprendiz, por um período de 11 (onze) ou 15 (quinze) meses, em locais com condições de segurança e higiene conforme previsto na legislação e com o acompanhamento dos profissionais técnicos da Entidade, desenvolvendo habilidades apreendidas no Programa de Qualificação Social e Profissional.

Concomitante com a vivência prática profissional, desenvolvida nas empresas parceiras, os participantes tem acompanhamento teórico semanal na Entidade, dando sequência a formação contínua, pessoal, social e profissional.

Programa de estagio social

O Programa de Estágio Social é uma iniciativa que tem por objetivo promover aos jovens a integração ao mercado de trabalho, atendendo ao princípio da proteção social, com garantias sociais e de direitos, ofertando o desenvolvimento de habilidades, evidenciando potenciais, desenvolvendo o espírito crítico e proporcionando a inserção em programa para vivência e efetivo aprendizado no mundo do trabalho.