avatar
Nova Friburgo, RJ

Centro Social Nossa Senhora das Graças

Somos uma entidade filantrópica com a missão de promover a cidadania, o convívio social, fortalecer vínculos e amenizar carências da comunidade e do individuo.

Sobre a organização

O Centro Social Nossa Senhora das Graças com sede e foro em Olaria, no Município de Nova Friburgo, é uma entidade beneficente de assistência social, de direito privado, brasileiro, de natureza associativa, apartidária, sem objetivos econômicos e regidos pelos princípios cristãos. Fundada em 21 de outubro de 1953 e declarada de Utilidade Pública Federal pelo decreto nº 82.474 de 23/10/1978, constitui a pessoa jurídica de Ação Social da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Diocese de Nova Friburgo – RJ.

Esta Instituição presta serviços de assistência social, executa projetos e concede benefícios de prestação social básica, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade social. Tem como missão promover a cidadania, o convívio social, fortalecer vínculos e amenizar algumas carências da comunidade e do individuo. Conforme o Artigo Sexto C da Lei Nº 12.435, de 06 de julho de 2011 e também a Lei Orgânica do Município em seu artigo 567 em que descreve que “A proteção social básica seja ofertada pelo CRAS, CREAS e respectivamente pelas Instituições sem fins lucrativos de assistência social.” Comprometidos com esta missão a Instituição vem mantendo as atividades aos assistidos advindos da comunidade de Olaria e adjacências.

No desempenho de suas atividades o Centro Social não faz qualquer distinção de raça, cor, idade, sexo, nacionalidade e credo político ou religioso dentre as pessoas por ele atendidas.

Atividades realizadas:

Atendimento clínico: dentista, psicológo(a), fonoaudiólogo(a), nutricionista e psicopedagogo(a); Projeto maturidade: alongamento com os idosos; Projeto tênis legal: aulas de tênis para as crianças de 07 a 17 anos; Acompanhamento com assistente social: individual e familiar; Projeto mãos estendidas: fabricação de forros e fraldas para acamados e doentes.

Objetivos:

a) Garantir o direito à vida e estimular a auto-estima por meio de terapia e por meio de atividades físicas;

b) Garantir e prover o mínimo de condição ao ser;

c) Atender o indivíduo (idoso, adulto, jovem e criança) e ou família em suas carências existenciais;

d) Inserir e orientar o indivíduo e famílias ao convívio social;

e) Promover o desenvolvimento, a autonomia e as habilidades sociais e emocionais do individuo;

f) Prover o desenvolvimento e a inclusão social mediante oficinas e atividades em grupo;

g) Desenvolver atividades sociais, recreativas, esportivas e trabalhos educativos não-formal;

h) Promover o bem estar à pessoa humana por meios de atividades culturais, sociais e educativas;

i) Ofertar consultas através de atendimentos terapêuticos e médicos garantindo à vida, amenizando danos e atuando na prevenção;

j) Ofertar qualidade de vida;

k) Auxiliar na recuperação da saúde mental e física;