Centro Comunitário União Faz a Força

Creche e Pré escola localizada na Rocinha com atendimento integral a 120 crianças de 1 a 4 anos.

placeRio de Janeiro, RJ
  • 8

    VAGAS CRIADAS
  • 159

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Fundado em 1980, época em que a Rocinha possuía condições sanitárias péssimas, saneamento básico inexistente e situação econômica miserável, o Centro Comunitário União Faz a Força esteve caminhando lado a lado com a população, servindo para mães da comunidade como um alicerce.

Com a entrada da mulher massivamente no mercado de trabalho surgiu a necessidade da criação de espaços de cuidado para as crianças da comunidade. À época a instituição limitava-se a um espaço que oferecia segurança, alimentação e cuidados básicos, sem cobrar nada por isso. O atendimento era então limitado ao espaço físico, a demanda era muito alta o que motivou a fundadora, Francisca Elizia de Medeiros Pirozi, a mobilizar os moradores e reivindicar junto ao Poder Público melhorias para a comunidade.

Aliado a essas reuniões havia o trabalho de conscientização que era fundamental para esclarecer para a população seus reais direitos. Com o tempo e muita luta, a vida em comunidade melhorou, os moradores da Rocinha puderam finalmente sair do anonimato e exigir seus direitos perante o Estado.

Hoje a Rocinha conta com diversas opções de lazer e capacitação de jovens, diversos projetos e instituições que trabalham em prol da criança e do adolescente. Acreditamos que há um longo caminho na luta pelo desenvolvimento das crianças e adolescentes de áreas populares, mas que grandes passos estão sendo dados.

Assim como a comunidade nosso trabalho foi estruturando-se e hoje somos uma creche e pré escola e atendemos 120 crianças de 1 a 4 anos.


Endereço

Estr. da Gávea, 259 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, Brasil -

Voluntários

159 voluntários