avatar
Guarulhos, SP

Casas André Luiz

Uma instituição sem fins lucrativos que há 71 anos oferece atendimento especializado e gratuito à pessoas com deficiências intelectuais e físicas.

Sobre a organização

Uma Instituição de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que por orientação religiosa, optou pelo atendimento gratuito a pessoas com deficiência intelectual, em todos os graus de comprometimento: leve, moderado, grave e profundo com ou sem deficiência física associada.

Contando inicialmente com atendimento para 15 crianças carentes com deficiência intelectual, em uma residência na cidade de Guarulhos, logo se sentiu a necessidade de ampliar o espaço em razão da enorme procura da sociedade.

Assim, no ano de 1959, foi adquirido um terreno de 70.000 m², onde foram construídas as quatro Unidades hoje existentes, respectivamente nos anos de 1962, 1964, 1968 e 1974.

Atualmente são atendidos cerca de 2.000 pacientes, dos quais 600 são residentes na Unidade de Longa Permanência (ULP) e os demais em regime ambulatorial.

Na ULP, os pacientes necessitam de cuidados por toda a vida, 80% deles são casos graves, e mais de 50% são acamados e/ou cadeirantes, já no Ambulatório são realizados aproximadamente 1.400 atendimentos por mês a pacientes da comunidade, de forma que podem recebê-lo com qualidade e continuar partilhando do convívio familiar e social.

Ao paciente interno é fornecido todo atendimento médico especializado para cada particularidade, dividido em 16 especialidades médicas, terapias de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia neuromotora e cardiorrespiratória, e às atividades interdisciplinares de educação física e terapia ocupacional, geram qualidade de vida ao paciente, missão essa estabelecida pela Instituição, além de medicação, vestimenta e alimentação.

As Casas André Luiz são referência no atendimento à pessoa com deficiência intelectual dentro do Estado de São Paulo.

É compromisso da Instituição protegê-las por meio de ações terapêuticas, promovendo a sua inclusão social e sensibilizando as pessoas a respeitarem seu direito de ter uma vida mais justa e igualitária. Casas André Luiz, 71 anos superando desafios!