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São Paulo, SP

Casa do Zezinho

A Casa do Zezinho, desde sua fundação, tem sido um espaço de oportunidades de desenvolvimento para pessoas que vivem em situações de alta vulnerabilidade social

Sobre a organização

Pedagogia do Arco Iris: Conjunto pedagógico inovador de ação social da Casa do Zezinho. Uma pedagogia desenvolvida na prática, promovendo educação de qualidade: esta é a metodologia educacional da Casa do Zezinho — a PEDAGOGIA DO ARCO ÍRIS. Tem como ponto central o desenvolvimento da autonomia de pensamento e de ação a partir de 4 pilares da educação: Ser - (Espiritualidade); Conhecer - (Ciências); Saber - (Filosofia); e Fazer - (Arte). Por que o Arco íris? Pelas possibilidades de manipulação permitidas pelas cores. Meu cavalo pode ser azul, o seu amarelo e o seu verde. Posso brincar do que eu quiser, ser o que eu quiser, com a cor que eu desejar. Um vir-a-ser diferenciado, com a minha própria cor. O passaporte para o meu destino será a cor que eu escolher. As cores do Arco íris representam as possibilidades de sonhar, são as pinceladas da diversidade que a vida contém. A tolerância, o amor, a solidariedade, na alma de cada Zezinho. É a conquista da autonomia através da mobilidade. Na Casa do Zezinho, as etapas que a criança percorre são simbolicamente divididas pelas cores que compõem o Arco íris. Sete são as cores do Arco íris, reveladas por gotas de água que, como o pés, deixam atravessar a luz do Sol, assim diz a ciência. Essa luz é um fenômeno ondulatório e uma energia produzida pela vibração de partículas. Cada uma das cores que enxergamos é resultado de uma vibração diferente: do violeta ao vermelho esse movimento aumenta, intensifica-se. O passaporte de uma cor para outra, ou seja, de um espaço para outro é a mobilização. A cada cor associamos um dos elementos da Natureza. E, a cada elemento, associamos núcleos de atividades de criação pedagógica, os chamados Espaços de Aprendizagem. Entendemos que a criança não é aprendiz de conteúdos, então primamos pelo aprender a fazer, a conhecer, a saber, a ser e a viver/conviver. As ações da pedagogia primam em educar para a vida, o aprender a ser e a conviver inspiram a construção de estratégias de ensino e aprendizagem tendo a arte como cenário. Descobrir-se como pessoa de direitos e deveres, num espaço de dignidade e respeito. Todo o empenho da equipe volta para a formação de habilidades, e por isso aprender a fazer encoraja a superar os limites e eleva a auto-estima. É uma educação pautada em valores, que movimenta ações coletivas na comunidade Zezinho e se multiplica pelas teias de convivência e relações de todos. Mais do que a definição dos conceitos de cada valor, o trabalho do desenvolvimento humano. A roda de formação diária é uma importante ferramenta, pode seguir temas geradores ou não. O importante é que no momento de troca o formato do círculo favorece o encontro e o compartilhar do que cada um tem a dizer. Neste espaço, pode-se trabalhar regras de convivência, programações do dia, mudanças necessárias sob o consenso de todos e a apuração dos sentidos