CAPV- Patrulheiros de Valinhos

Ser referência na transformação de jovens, em situação de vulnerabilidade social e ou risco pessoal na cidade de Valinhos, há 49 anos.

placeValinhos, SP
  • 2

    VAGAS CRIADAS
  • 4

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

A entidade do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos é uma entidade assistencial sem fins lucrativos na cidade, com 49 anos de existência.

Dentro do CAPV, temos três serviços para atender a população vulnerável da cidade:

Serviço de Promoção e Integração ao Mundo do Trabalho: promoção e a integração ao mundo do trabalho. Ser referência na transformação de jovens de 16 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social e/ou risco social e pessoal, contribuindo efetivamente para a capacitação e integração do jovem no mundo do trabalho e na formação de sua cidadania, fortalecendo os vínculos com sua família e comunidade, com credibilidade e excelência. Ofertar ações da proteção que viabilize a promoção do protagonismo, a mediação do acesso ao mundo do trabalho e a mobilização social para construção de estratégias coletivas.

Oficinas e temas trabalhados: oficina de formação técnica geral de Rotinas e Noções Administrativas; Comunicação e Inglês; Inclusão Digital; Etiqueta Empresarial e Relacionamento Interpessoal; Construção de Identidade e Encontros Comunitários.

Depois da oficina do mundo do trabalho, os jovens são encaminhados para as oportunidades de trabalho (entrevistas) com as empresas parceiras, e assim que aprovados são contratados, registrados na CTPS, como aprendiz em sua empresa, onde o jovem tem uma carga teórica de aprendizagem no CAPV e prática na empresa, sendo acompanhado pela nossa equipe técnica psicóloga e assistente social, durante todo o período de seu contrato de trabalho.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CONVIVA): é o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos voltado a adolescente de 13 a 15 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social decorrentes da fragilização de vínculos sociais, familiares, acesso restrito ou nulo a serviços públicos, pobreza, violação de direitos e outras situações de risco social e pessoal. Neste projeto o foco é a garantia do direito a convivência familiar e comunitária, capaz de oferecer um ambiente educativo e emocionalmente seguro aos seus usuários.

Este trabalho está organizado de modo a ampliar trocas culturais e de vivencias por meio de oficinas arte culturais e de cidadania nas quais busca promover o acesso às diversas formas de expressões artísticas, o empoderamento e a autonomia dos adolescentes.

As atividades estão pautadas em metodologias lúdicas e culturais promovendo à interação, a aprendizagem, a sociabilidade e a convivência intergeracional e heterogenia.

Oficinas e temas trabalhados de convivência social, direito de ser, participação em sociedade, processos de valorização e reconhecimento, produção coletiva, escuta, exercícios de escolhas, reconhecimento de limites e possibilidades das situações vividas, tomadas de decisão, reconhecimento de limites e possibilidades, entre outras.


Endereço

Rua Vicente Rossi - Residencial Sao Luiz, Valinhos - SP, Brasil - 175

Voluntários

4 voluntários