avatar
Diadema, SP

Associação Renascer

Nossa missão é ajudar mais de 100 idosos no exercício de sua cidadania, contribuindo para melhorar seus aspectos psicológico, físico, moral, e cultural.

Sobre a organização

A Associação Renascer teve sua origem em 06/10/1998, a partir da descoberta, por parte de alguns membros da Comunidade Católica da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, da necessidade de realização de trabalhos sociais junto à população idosa da região.

A partir de fevereiro de 2008, a Associação Renascer assumiu o Centro de Convivência da Melhor Idade – C.C.M.I. Região Sul, efetuando convênio com o Governo do Estado através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Município de Diadema, quando então foi implementado o planejamento pedagógico, contemplando a capacitação dos funcionários, as reuniões dos grupos de idosos e as demais atividades realizadas junto à população idosa.

São 21 anos de trabalho em Diadema, com realizações de formação sóciopolítica, conscientizando a população de seus direitos sociais, tais como: participação em movimentos de saúde, transporte, moradia, defesa do direito das mulheres, relacionamento familiar, dentre outros.

Nossa missão é possibilitar que os idosos se relacionem bem com as outras pessoas, abominem a violência, desenvolvam o senso crítico e artístico e se tornem, cada vez mais, agentes participativos da sociedade. Exemplos disso são as apresentações de peças teatrais e danças realizadas em praças, escolas, clubes etc.

Ajudar o idoso no exercício de sua cidadania, contribuindo para melhorar seu aspecto psicológico, físico, moral, e cultural, garantindo um espaço de convivência e relacionamento, proporcionando a oportunidade de vivenciar o respeito mútuo, os limites e as regras, os direitos e deveres e a manifestação de sua opinião em grupo, as atitudes de respeito e cooperação, e o repúdio a toda forma de preconceito e violência.

Promover o exercício da Cidadania, os Direitos Humanos e as Garantias Individuais e Coletivas, especialmente as previstas no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/ 2003).

Propiciar a melhoria do relacionamento entre família-idoso e comunidade, a fim de promover o pleno desenvolvimento destes. Desenvolver programas e atividades socioeducativas e culturais que assegurem condições adequadas e melhoria da qualidade de vida das pessoas com idade acima de 60 anos.