avatar
São Paulo, SP

Apadrinhamento Afetivo

O Projeto de Apadrinhamento Afetivo visa proporcionar à crianças e adolescentes em situação de Acolhimento Institucional vivência comunitária e familiar.

Sobre a organização

Projeto Convivência de Apadrinhamento Afetivo

O que é?

O padrinho ou madrinha se dispõe a acompanhar a vida de um adolescente, realizando visitas semanais ao apadrinhado, passeios, entre outras atividades, criando um vínculo afetivo.

No Brasil, o acolhimento institucional previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (1990) tem sido utilizado como principal medida de proteção a crianças e adolescentes, deveria ser de caráter provisório, e, pela nova lei de Adoção não poderia exceder o período de dois anos (BRASIL, 2009). No entanto, muitas crianças e adolescentes ficam por muitos anos institucionalizados, sem perspectiva de adoção ou de retorno à família de origem.

O Projeto de Apadrinhamento Afetivo visa proporcionar aos adolescentes em situação de Acolhimento Institucional vivência comunitária e familiar, assim como contribuir para que se criem vínculos afetivos com pessoas de fora da Instituição, de maneira que, recebam cuidados e atenção individualizada. O Projeto de Apadrinhamento Afetivo enxerga através da relação padrinho-afilhado a possibilidade de trocas contínuas, em que os dois compartilham momentos e vivências. Através desta relação o afilhado vincula-se com uma figura externa à Instituição, que se preocupa e acompanha seu desenvolvimento.

O apadrinhamento afetivo é definido como “uma prática que intenta proporcionar às crianças acolhidas vínculos alternativos dotados de significado, que contribuam para que elas tenham vivências familiares e emocionais saudáveis ao seu desenvolvimento psíquico. (SOUSA; PARAVIDINI, 2011, p.538).

O publico alvo desse Projeto de Apadrinhamento Afetivo é o jovem em situação de Acolhimento Institucional, com idade entre 12 e 17 e 11 meses, que já esteja institucionalizado há mais de dois anos sem perspectiva de retorno ao convívio familiar. ​ Critérios para apadrinhar:

  • Possuir idade superior a 18 anos
  • Participar assiduamente do Grupo de Preparação
  • Mostrar-se motivado a contribuir de forma positiva para o desenvolvimento dos jovens ​