avatar
Rio de Janeiro, RJ

Agite-se

Desenvolvemos o Projeto Vire uma Estrela que oferece aulas gratuitas de Ginástica Artística e de Trampolim para crianças de 6 a 12 anos.

Sobre a organização

Acreditando no potencial de cada indivíduo para a construção de um Brasil melhor, foi fundada a ONG AGITE-SE, em 2003, no Rio de Janeiro.

Nossa proposta é propiciar o desenvolvimento holístico do ser humano nos seus níveis físico, mental e emocional. Consideramos que cada um de nós, independentemente de crenças religiosas e opiniões políticas temos algo a contribuir na transformação da sociedade, tornando o mundo mais humanizado através do equilíbrio do binômio cooperação-competição.

Nossa missão é promover a inclusão social e melhoria da qualidade de vida através de atividades ligadas ao esporte, saúde, educação e lazer, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira.

Desenvolvemos o Projeto Vire uma Estrela, através do qual são oferecidas aulas gratuitas de Ginástica Artística e Ginástica de Trampolim e, desta forma, proporciona não só o aprimoramento técnico e físico inerentes ao esporte, mas principalmente o desenvolvimento holístico dos alunos, ou seja, físico, social, educativo e psicológico.

Os alunos do projeto têm a oportunidade de participar de eventos internos e externos como apresentações e campeonatos de diversos níveis, além de proporcionar maior interação na família.

Atualmente as aulas do projeto são realizadas às terças e quintas em Jacarepaguá, Gardênia Azul e o público alvo são crianças de 6 a 12 anos de ambos os sexos.

O Projeto Vire uma Estela vem propiciando através da prática de Ginástica Artística e Ginástica de Trampolim, uma vida saudável, não só no sentido fisiológico, mas também psicossocial. Aliado a isso promove a inclusão social por meio da participação em campeonatos de iniciação, estaduais e nacionais e através de parcerias com outras Instituições.

O retrato de comunidade onde é realizado o projeto é como de inúmeras periferias do Rio de Janeiro até do Brasil: a ausência de perspectivas de seus habitantes. Trata-se de um local onde as famílias vivem muitas vezes de trabalho informal, com situação precária de saneamento básico, escolas e hospitais, o que compromete sobremaneira a capacidade de reação das pessoas, por isso a necessidade de interferir nesse movimento, oferecendo uma perspectiva diferente às vidas dessas famílias.

As crianças geralmente são expostas a situações de risco, pois os pais precisam trabalhar e estas crianças ficam sozinhas em casa com o tempo ocioso, pois não tem opção de cultura, lazer, esporte com qualidade e de forma segura e gratuita. A intenção do Projeto é justamente preencher, pelo menos em parte, esta lacuna onde estas crianças e famílias se encontram, oferecendo um local onde se possa
haver a promoção da saúde em diversos níveis.