Voluntariado Transformador - Atados | Plataforma de Voluntariado

Sejam bem-vindos e bem-vindas à edição 2021 do Prêmio Voluntariado Transformador!

Esta é uma iniciativa da organização da sociedade civil Atados, do Centro Mineiro de Voluntariado Transformador - Minas Voluntários e da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG). Juntos e juntas, somos mais potentes!

O Prêmio Voluntariado Transformador celebra as inúmeras iniciativas de cidadãs e cidadãos, organizações, empresas e órgãos públicos das mais diferentes regiões do Brasil, causas e formatos. Podem ser inscritos projetos de mobilização de pessoas em ações coletivas de impacto social positivo e de cidadania ativa.

Reconhecemos o trabalho voluntário como instrumento fundamental para atingirmos, globalmente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) articulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), e, por isso, vamos premiar iniciativas alinhadas às pautas levantadas pela Agenda de 2030.

Nosso propósito é valorizar o trabalho voluntário como ferramenta essencial de mudança social, ampliar o alcance de mobilizações coletivas e inspirar novos agentes e projetos que influenciem positivamente o campo social.

Vamos nessa?

Onde as sementes germinam

A transformação coletiva é o que nos move. Dispensamos ideias vagas que resumem o voluntariado a assistencialismos isolados; na verdade, acreditamos em um trabalho sistematizado com impactos reais na sociedade.

Para nós, todo trabalho voluntário é, antes de mais nada, uma troca: de vivências, ideias, experiências e saberes, para ambos os lados, por meio do qual as sementes da transformação germinam dentro de cada um e cada uma. Voluntariado é a participação social viva e pulsante. É a sociedade em movimento.

Receberemos indicações em cada categoria, os finalistas serão premiados após seleção da banca avaliadora. Veja:

Voluntário(a) transformador(a)

Categoria destinada a atividades de voluntariado com notória relevância feitas por pessoas físicas que trazem, em suas vivências, impactos transformadores à sociedade.

As indicações podem ser feitas por organizações nas quais as pessoas atuam e por candidaturas independentes.

nesta categoria, serão 10 finalistas, dos quais saem três vencedores.

Voluntariado em OSCs e coletivos

Categoria que premia atividades fomentadoras de transformações sociais por meio de ações voluntárias desenvolvidas por diversos tipos de agrupamentos e instituições (com ou sem CNPJ), como ONGs, fundações, coletivos, movimentos, associações, cooperativas, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), organizações sociais e afins.

nesta categoria, serão 10 finalistas, dos quais saem três vencedores.

Voluntariado corporativo

Empresas são feitas de pessoas, que trazem consigo seus valores e histórias. Por isso, esta categoria reconhece projetos de voluntariado de pessoas jurídicas com fins lucrativos ou entidades, fundações e institutos vinculados a este tipo de atividade para celebrar a valorização do indivíduo, da mobilização coletiva e dos impactos positivos destas ações.

nesta categoria, serão 5 finalistas, dos quais sai um vencedor.

Voluntariado no setor público

Aqui são premiados órgãos da administração direta, autárquica e fundacional, empresas públicas e sociedades de economia mista na esfera municipal que desenvolveram projetos com ações voluntárias de repercussão positiva dentro dos grupos sociais alcançados.

nesta categoria, serão 5 finalistas, dos quais sai um vencedor.

Acompanhe as etapas do Prêmio Voluntariado Transformador 2021

Setembro

08/09:
Abertura das inscrições

Outubro

05/10:
Live: Prêmio Voluntariado
Transformador - Fique por dentro!
18/10:
Término das inscrições
19 a 30/10:
Seleção interna de finalistas

Novembro

1º a 20/11:
Avaliação dos projetos selecionados pela Banca Avaliadora
04/11:
Divulgação dos finalistas

Dezembro

06/12:
Premiação

Comitê Avaliador

Conheça os integrantes do nosso comitê de avaliação:

Realizadores

Atados

Com mais de 3 mil ONGs e de 187,5 mil voluntários cadastrados, a Atados é uma das plataformas de voluntariado mais reconhecidas do Brasil. Desde 2012, quando foi criada, a rede acumula prêmios nacionais e internacionais. Além da plataforma gratuita de anúncio de vagas, a organização se dedica a projetos de responsabilidade social e voluntariado corporativos, programas sociais autorais e fortalecimento de instituições do terceiro setor.

Centro Mineiro de Voluntariado Transformador - Minas Voluntários

Há mais de dez anos, o Minas Voluntários vem fazendo mudanças significativas na sociedade. Participou de diversas ações junto a instituições do terceiro setor e o Poder Público, como a contribuição à primeira lei que estabeleceu a Política Estadual de Fomento ao Voluntariado Transformador no estado de Minas Gerais, replicada em seis estados; a formação da primeira frente parlamentar de Apoio ao Voluntariado Transformador do Brasil; a realização de seis Fóruns Internacionais voltados ao tema; e a participação na criação do Núcleo de Altos Estudos em Voluntariado e Sustentabilidade (NAVE), em parceria com a FUNDAMIG.

Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG)

Promovendo o fortalecimento, a multiplicação e a troca entre fundações e associações, a FUNDAMIG foi a primeira organização representativa de fundações do Brasil. Com valores como a sustentabilidade, a liberdade e a ética, a federação possui diversas parcerias com organizações do ramo de ensino. Colaborou, em 2006, com a Conspiração Mineira pela Educação, movimento que busca o desenvolvimento da educação básica em redes públicas mineiras por meio de alianças intersetoriais.


Realização:
Apoio:
Apoio internacional:

Ficou com dúvidas sobre o prêmio?
Quer se juntar a nós e ser um apoiador do evento?

Desenvolvido com muito amor por: