historyEssa vaga foi encerrada

Seja um Curioso do Clima!

O WWF-Brasil te convida a olhar o clima de perto, relatando como comunidades estão respondendo às mudanças climáticas e como isto tem afetado o meio ambiente.

Brasil

  • +99
215 inscritos
publicPode ser feito à distância

Sobre a vaga

Distantes de órgãos de decisão e recursos financeiros, algumas comunidades, especialmente as mais isoladas, são muitas vezes deixadas à própria sorte para lidar com mudanças do clima e eventos extremos. As soluções que estas comunidades encontram são valiosas e podem nos trazer grandes aprendizados, mas esquecemos de relatar como isto tem sido feito.O papel do nosso Curioso é analisar a sua região e fazer as relações do que acontece no nosso dia a dia como consequência do clima. Por exemplo, vamos supor que, na sua região, o regime de chuvas mudou e com isso a produção caiu. Para minimizar o problema, os fazendeiros decidiram implantar um novo sistema de irrigação. Quais foram os resultados e impactos da mudança para as pessoas e para o meio ambiente?Os efeitos podem ser tanto positivos quanto negativos e registrá-los ajudará outras comunidades a trabalhar melhor suas ações futuras. Quem não tiver experiências ou observações pessoais pode entrevistar outras pessoas! Idosos ou moradores de comunidades isoladas/rurais são só alguns exemplos de gente que já viu muito e costuma ter uma relação direta com o clima.Os relatos podem ser por texto ou vídeo e serão incluídos na plataforma Climate Crowd, da rede internacional do WWF (www.wwfclimatecrowd.org). Além disto, nossos Pandas (como são chamados os funcionários do WWF) estarão a postos para ajudar com todas as dúvidas e dicas para conseguir esses dados.INFORMAÇÕES QUE ESTAMOS PROCURANDO: (não é necessário responder a todas as etapas)1. Relato de mudanças no tempo (períodos curtos) e no clima (longo prazo)2. Impactos disto no sustento das pessoas3. Respostas a estes impactos4. Consequências destas respostas nos ecossistemasFORMAS DE PARTICIPAÇÃO:1) OBSERVAÇÃO PESSOAL: envio de relatório sobre suas próprias observações após um evento climático extremo ou mudanças climáticas de longo prazo que você tenha testemunhado. 2) ENTREVISTA: Enviar dados de entrevistas com pessoas da comunidade em que você vive ou trabalha com relação às suas mudanças percebidas em clima e tempo, como isso afetou sua subsistência, como eles responderam e como a natureza tem sido afetada por suas respostas. *Para esta modalidade, não é necessário escrever um texto, só responder ao questionário que nós te enviaremos.3) HISTÓRIA: Enviar um relato (narrativa) a partir de uma observação pessoal ou uma entrevista que você tenha feito. Para ajudar nesta parte, vamos te enviar um guia com os elementos-chave para compor a história. *Em todos os casos, Fotos são muito bem-vindas!Os dados serão traduzidos e enviados ao WWF internacional que os incluirá em um grande banco de dados mundial sobre o clima. Participe!Mais informações em http://wwf.org.br/curiosodoclima


Vaga RECORRENTE

Horários

Leia abaixo as descrições de horários para atuar nessa vaga.

event

access_time0 Horas semanais

public Você pode atuar à distância


Endereço da vaga

Brasil


Realizada pela ONG

WWF-Brasil

Somos uma ONG brasileira dedicada à conservação da natureza, buscando harmonia entre a atividade humana e a conservação da biodiversidade.

publichttp://wwf.org.br