avatar
São Paulo, SP

Turma do Bem

Nossa missão é mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

Sobre a organização

Em 1995, o Dr. Fábio Bibancos escreveu seu primeiro livro, Um Sorriso Feliz para seu Filho, com foco na prevenção de problemas odontológicos. Durante o lançamento, foi convidado para fazer palestras em colégios particulares e, depois, em escolas da rede pública, onde as mães mostravam a grave situação bucal dos filhos. Nesses locais, a prevenção odontológica já não adiantava mais. Foi então que resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos em seus consultórios. Assim surgiu a ideia inovadora que hoje se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do Bem.

Em 2002, com o aumento significativo de dentistas, a TdB foi oficializada e recebeu a certificação do Ministério da Justiça como OSCIP.

A Turma do Bem, ou TdB, é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que presta atendimento odontológico gratuito a jovens de 11 a 17 anos e a mulheres vítimas de violência.

A TdB gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo através do programa Dentista do Bem, que oferece tratamento dentário gratuito a jovens sem condições de pagar por um atendimento odontológico

Atualmente, a TdB atua em mais de mil e trezentos municípios no pelo Brasil, em doze países da América Latina, entre eles Argentina, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Chile, Equador, Panamá, Peru, Venezuela, República Dominicana, Uruguai e México; e na Europa, em Portugal.

Além dos programas Dentista do Bem e Apolônias, a TdB também tem projetos de mobilização e sensibilização sobre a situação odontológica no Brasil, entre eles o Estudante do Bem, voltado para universitários de Odontologia; o Meninas 15, um acompanhamento mensal proposto pela TdB a jovens beneficiárias do programa Dentista do Bem; além dos projetos Dentista Verde, que atenta sobre conscientização ambiental; a Liga do Dentista Limpo, sobre biossegurança; e o Vez do Bem, que orienta cirurgiões-dentistas por uma atuação adequada no atendimento de pessoas com deficiência.