avatar
Rio de Janeiro, RJ

Spectaculu

A Spectaculu oferece capacitação e inserção profissional no mercado dos espetáculos e da indústria criativa a jovens (17-21) da rede pública de ensino do Rio.

Sobre a organização

A Spectaculu é uma escola de arte e tecnologia sem fins lucrativos que atua desde 1999 no Cais do Porto do Rio de Janeiro. A instituição é uma escola de ponta que visa a formação crítica, a capacitação e a inserção profissional no mundo dos espetáculos e da indústria criativa de jovens de 17 a 21 anos, moradores de bairros e comunidades das periferias do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, São Gonçalo e arredores.

Todos os cursos são gratuitos, com 10 meses de duração, e contemplam as áreas técnicas de Artes Cênicas e Arte e Tecnologia. Cerca de 120 alunos passam pela escola todos os anos. Além da formação técnica, a escola também proporciona aos alunos formação consistente de filosofia, cidadania e direitos, expressão corporal, oral e escrita, história da arte e criatividade através das disciplinas transversais de Filosofia, Palavra, Olhar e Voz Interpretação & Corpo.

A escola é uma iniciativa da sociedade civil criada com o intuito de auxiliar a região metropolitana do Rio de Janeiro e seus jovens a enfrentarem dificuldades sociais e econômicas. Os alunos recebem duas refeições diárias, material para aulas e bolsa-auxílio para os custos com deslocamento via transporte público.

A Spectaculu também conta com o apoio de profissionais do mundo dos espetáculos, que auxiliam a instituição através de contribuições financeiras e da inserção no mercado de trabalho. Em 20 anos, a escola já formou mais de 2.000 alunos e conseguiu inserir seus jovens técnicos em 6.000 vagas de trabalho.

Fundada em 1999 pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth, a Spectaculu conta com o apoio da classe artística e tem três importantes colaboradores na direção de suas atividades: o artista plástico Vik Muniz, a consultora de projetos especiais em moda e arte Malu Barretto e o diretor de arte Giovanni Bianco.