Solar Meninos de Luz

Promove educação integral, cultura, esportes, cuidados básicos de saúde e de assistência social às famílias das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

O Solar Meninos de Luz é uma organização civil e filantrópica, que promove educação integral, cultura, esportes, profissionalização e cuidados básicos de saúde e de assistência social às famílias com maior nível de desestruturação das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Fundada pela instituição espírita Lar Paulo de Tarso, a obra possui 33 anos de existência e comemora, neste ano, 27 anos de educação integral. Seguindo o lema Educar Para Libertar, sua missão é proporcionar educação holística, em horário integral, para crianças e jovens em situação de risco social – com atendimento também, realizado com as famílias e com o objetivo de sua formação intelectual, artística, esportiva, moral, profissional, de excelente qualidade, que os levem as universidades e empregos, gerando conforto e melhoria da vida familiar e tornando-os agentes para a paz e o bem estar de sua comunidade. O Solar está estruturado em três programas: Educação Integral, Família/Escola e Família/Comunidade. No programa Educação Integral, oferece ensino e atividades complementares dos 3 meses aos 18 anos (Berçário ao Ensino Médio), de 9 a 10 horas diárias, para depois encaminhar este adolescente à universidade e bons empregos. No primeiro turno há aulas do Ensino Formal do Berçário ao Ensino Médio. No segundo, atividades complementares, como reforço escolar, oficinas de capoeira, ballet, dança de salão, hip hop, sapateado, coral, violão, flauta, cavaquinho, batucada, yoga e teatro. Inglês e Espanhol são incluídos no currículo. Há atividades em biblioteca nos dois períodos. No programa Família/Escola, busca envolver a família do aluno do Solar. Facilita a educação das crianças pela cooperação família/escola e proporciona a melhoria de condições de vida familiar, permitindo à mãe trabalhar fora do lar. No programa Família/Comunidade, proporciona apoio a famílias que não pertencem aos Programas Educação Integral e Família/Escola e encontram-se em situações precárias. Também apoia a comunidade como um todo. São mais de 4.500 beneficiários nos três Programas. Atualmente, 400 alunos encontram-se no Programa Educação Integral. 100% dos formados no Ensino Médio a partir de 2006 (1ª turma) estão em universidades. Muitos em grandes empresas.

Vagas da ONG

Costureiras(os).

Buscamos costureiros com experiência em confeccionar bonecos e bonecas de pano. Venha ser um voluntário costureiro!

Voluntários Fonoaudiólogos e Pediatras

Buscamos fonoaudiólogos e pediatras para atender nossos alunos e familiares dos mesmos, além dos colaboradores do Solar. Vamos?