Serviço Social Autônomo - SSA - SERVAS - Atados | Plataforma de Voluntariado
Belo Horizonte, MG

Serviço Social Autônomo - SSA - SERVAS

O SERVAS é uma associação civil, sem fins econômicos, que há 70 anos promove e executa ações e projetos em prol de instituições socioassistenciais em MG.

Sobre a ONG

O Serviço Social Autônomo Servas é uma entidade sem fins lucrativos, criada há mais de seis décadas, que trabalha em parceria com o poder público, setor privado e sociedade civil para realizar programas, projetos e ações que complementem as políticas públicas de desenvolvimento social.

Em 2019, iniciou-se uma nova gestão no Servas, baseada nos pilares da inclusão social, da assistência social de resultados e do voluntariado. Este novo ciclo se pauta em uma atuação autônoma, sem interferências políticas, e fortemente focada no fortalecimento das entidades e organizações de assistência social de Minas Gerais.

O Servas tem como finalidade primordial a promoção da assistência social, de forma gratuita, continuada e planejada, que visem à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mineiros, sem qualquer tipo de discriminação, com foco na inclusão social das pessoas de baixa renda e que estejam em situação de vulnerabilidade social ou familiar. Nossa missão é realizada por intermédio das entidades socioassistenciais do estado, que honrosamente assumem o compromisso e a responsabilidade de combater às disparidades sociais além de amparar e apoiar a pessoas e famílias necessitadas de Minas Gerais.

Estas instituições assumem um sério compromisso no combate às disparidades sociais quando expandem suas responsabilidades para a geração de emprego e renda, capacitação de pessoas para explorarem atividades próprias, e amparo e apoio a pessoas e famílias necessitadas. Trata-se de uma atuação que requer empenho contínuo e sustentabilidade financeira, uma vez que a marginalização social das camadas de baixa renda tem sido algo desafiador no cenário brasileiro.

As disparidades sociais, provenientes da estrutura econômica, continuam sendo a primeira razão da pobreza. Desigualdades de renda, de acesso, de oportunidades e de informação constituem suas várias expressões. O surgimento de termos como exclusão, vulnerabilidade e risco social, implica considerar também aspectos subjetivos, relativos às condições de vida dos indivíduos, como a perda da identidade, falência de laços comunitários, sociais e familiares, em que a tônica do problema é dada pelo empobrecimento das relações sociais e das redes de solidariedade.

Diante deste contexto, a atuação do Servas, há 70 anos, cumpre um importante papel junto às entidades socioassistenciais mineiras. Seja na captação e distribuição de insumos que auxiliem na sustentabilidade dessas instituições, ou no fomento de práticas organizativas no âmbito gerencial, ou viabilizando ações e projetos que apoiem a atuação desses organismos em suas finalidades, buscamos fortalecer a rede socioassistencial de Minas Gerais na busca por retirar os mineiros de situações de vulnerabilidade social e torná-los novamente sujeitos de direitos e atores sociais.