Ser em Cena

A Ser em Cena é uma instituição sem fins lucrativos existente há 16 anos, cujo objetivo é o de auxiliar a reabilitação de pessoas com Afasia.

placeSão Paulo, SP
  • 1

    VAGAS CRIADAS
  • 8

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

A Ser em Cena é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é habilitar e reabilitar portadores de distúrbios de comunicação e promover sua integração na sociedade através da arte dramática, divulgando-a como método eficaz e sensibilizando as autoridades e a população sobre a realidade vivida por eles.

A Afasia é um déficit geral de linguagem caracterizado por um ou mais dos seguintes sintomas:

● Distúrbios de codificação ou decodificação de símbolos por meio dos canais visuais, auditivos e táteis;

● Distúrbios nos processos centrais de significação, seleção de palavras e formulação de mensagens;

● Distúrbios na expressão de símbolos por intermédio da comunicação oral, escrita ou gestual.

As causas mais comuns de afasia são:

● AVC – Acidentes vasculares cerebrais

● Traumatismos cranianos (acidente de carro, acidente por armas de fogo, quedas, etc)

● Tumores cerebrais

O princípio básico da terapia de reabilitação é auxiliar o paciente a utilizar plenamente todas as suas habilidades residuais, que no caso dos distúrbios de comunicação se referem a compreender e expressar a linguagem falada e escrita e até mesmo corporal.

A comunicação é fundamental para a manutenção da vida social e no caso de defasagem da comunicação o afásico se vê extremamente prejudicado devido à discriminação e à incompreensão das pessoas do meio afetando diretamente a autoestima do paciente em decorrência de sua lesão.

No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, aproximadamente 1.700.000 pessoas sofram de AVC anualmente (apenas casos da rede pública) e estima-se que aproximadamente 10% destas pessoas tenham como consequência algum tipo de afasia, considerando apenas os casos das vítimas de AVC.

O tratamento oferecido pela Ser em Cena visa a melhoria da comunicação oral e corporal através da arte dramática. Desta forma, os portadores de distúrbio de comunicação podem trocar experiências e partilhar suas dificuldades com pessoas que tenham o mesmo problema.

As técnicas modernas de reabilitação trabalham com o modelo interdisciplinar e os recursos criativos trazidos pelo teatro, mímica, música e artes promovem uma interação lúdica e mobilizam a expressão espontânea, auxiliando na motivação do paciente e no treino de habilidades necessárias à sua recuperação.

A arte dramática permite desenvolver e ampliar a socialização dos participantes aumentando sua autoconfiança e auto-estima num clima de aceitação e segurança.

Como auxiliar de tratamento, o teatro constitui uma atividade prazerosa e estimulante que é reforçada com as apresentações que representam a consagração de todo o processo através da vivência no palco e do olhar carinhoso e admirado do público, benéficos aos pacientes.

Os espetáculos aportam ainda efeito benéfico à comunidade, promovendo a cultura e a ação social.


Endereço

Rua Doutor Costa Júnior - Água Branca, São Paulo - SP, Brasil - 230

Voluntários

8 voluntários