São Paulo, SP

Samaritano São Francisco de Assis

A OSC Samaritano São Francisco de Assis, tem 22 anos de atuação, atendendo atualmente crianças, adolescentes,jovens e idosos nas suas 25 unidades.

About the NGO

A Organização da Sociedade Civil foi fundada em 25 de Outubro de 1997, com o nome Projeto Samaritano São Francisco de Assis. Sua criação é resultado de um processo de reflexão e debate de cidadãos engajados em diversos grupos sociais e comunidades religiosas que se deparavam com um número significativo de pessoas em busca de apoio e orientação sobre a HIV/AIDS e suas consequências.

No ano de 2008, uma nova equipe assumiu a diretoria do Projeto Samaritano São Francisco de Assis e decidiu em assembleia alterar o nome da Entidade, passando a chamar-se “SAMARITANO SÃO FRANCISCO DE ASSIS”.

A partir deste ano a Organização passou a ter uma nova configuração realizando atividades voltadas às áreas de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e população em situação de rua, atendendo média e alta complexidade, voltadas a áreas de Assistência Social, Educação Infantil e Direitos Humanos.

No momento possui 25 unidades de atendimentos, sendo 8 Centros de Educação Infantil com 700 crianças matriculadas nos bairros de São Miguel, Itaim Paulista e Vila Formosa, 4 centro de atendimento em contra turno escolar para crianças e adolescentes com 300 atendimentos dia nos bairros de Jabaquara, Vila Prudente e Jaçana

Dois Núcleos de Convivência de Idosos nos bairros de Ermelino Matarazzo e Guainanazes com 120 atendimentos diarios, um Centro Dia do Idoso com 30 idosos em Ermelino Matarazzo, Um Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes no bairro da Casa Verde.

Serviço de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), que completou mil crianças e aadolescentes protegidos em dezembro de 2019.

E ainda realiza atendimentos de medidas socieducativas, acolhimentos de mulheres vitimas de violência domestica e familias em situação de rua.

Para a realização desses projetos a organização conta com a parceria da Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Secretária da Justiça e Consórcio dos Municipios do Grande ABC.

As unidades estão distribuídas em todas as regiões da cidade de São Paulo, Santo André e Diadema na região metropolitana, além, do PPCAAM atender todo o Estado de São Paulo.