Rio de Janeiro, RJ

Providenciando a Favor da Vida

Projeto social de educação perinatal direcionado à jovens pais e mães que vivem em comunidades do Rio de janeiro. A ONG conta também com Pré-Vest Comunitário.

About the NGO

A proposta visa impactar culturalmente em longo prazo a forma de se pensar a maternidade, a forma de se gerir um bebe, de se planejar a família, pensando que esta envolve condições de vida, condições de moradia, de sustento e de educação. Também, em médio prazo, melhorar a qualidade de vida de todos os atores inseridos no ambiente familiar que circunda o bebe, e promover o desenvolvimento de habilidades para as mães gerarem renda em conciliação com a maternidade. Pensando nesses fatores, a curto prazo, focamos melhorar a saúde materna, tendo também como meta a saúde intrauterina, o vínculo com o bebe, o aleitamento materno, proporcionar a mãe um bom preparo para um parto humanizado, melhora de sua autoestima, e o envolvimento do pai com o processo gestacional. Em continuidade com as propostas do trabalho realizado durante a gestação, identificamos que as mães enfrentam também grandes dificuldades no momento em que se encontram em casa, muitas vezes sozinhas, com os bebes. Uma boa parte das atendidas, retornam ao projeto apresentando problemas para amamentar, cansaço comum da fase, e até mesmo depressão pós-parto. Tivemos ao longo de nossa experiência, excelentes resultados com mães que rejeitavam o bebe e passaram a amar e aceitar a maternidade de forma prazerosa, porem outras que ainda necessitavam de um acompanhamento mais longo e especializado. Um caso especifico no ano de 2014, uma mãe cometeu suicídio aos 21 anos, deixando o bebe de 8 meses, órfão. Não tivemos mais contato com ela após o encerramento do grupo, mas durante a gestação conseguimos acompanha-la e ver as dificuldades que essa mãe enfrentava.
Estatisticamente, em diversas classes sociais e idades, a fase de pós –parto é a experimentação das grandes transformações causadas pela maternidade. Em mães adolescentes, pode se tornar um processo não prazeroso, a amamentação, por exemplo nesse somatório de dificuldades financeiras, educacionais, familiares e estruturais. Por isso, com o grupo de pós parto, conseguiremos minimizar essas transformações , tornar mais uma vez, um momento difícil em uma oportunidade de crescimento, de zelo e cuidado, proporcionando melhor qualidade de vida para a mãe e para o bebe, através de experiências em grupo, que farão toda a diferença para o desenvolvimento da criança e desta mãe adolescente ou jovem. Projeto Pré-encceja iniciando da Alfabetização de adultos

            O objetivo principal deste projeto é promover a inclusão de adultos que, por diversos motivos, não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental. De uma maneira mais rápida, o aluno tem a oportunidade de estudar e se preparar para a prova do Encejja oferecido pelo governo federal uma vez ao ano. Entendendo a dificuldade que os adultos, a muitos anos longe da escola  enfrentam, utilizamos técnicas de fácil compreensão, oficinas de leitura, reforço de matemática e até mesmo uma turma de alfabetização de adultos.