Projeto Recriando Raízes

Nossa instituição trabalha com crianças e adolescentes que tiverem seus direitos violados e vivem em situação de vulnerabilidade social e risco em Costa Barros.

placeRio de Janeiro, RJ
  • 17

    VAGAS CRIADAS
  • 172

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Nossa organização iniciou as atividades quando um jovem da comunidade da Pedreira em Costa Barros pediu ajuda à uma moradora chamada Ilma, e naquele momento ela não pode ajudá-lo a sair da vida do crime e conseguir um emprego porque o mesmo não tinha experiência ou formação, e uma semana depois ele foi brutalmente assassinado. Ilma juntou-se à Alba e fundaram a ONG Projeto Recriando Raízes. Começaram trabalhando com crianças e adolescentes com a auto estima, trançando e penteando cabelos das meninas, dando aconselhamentos, reunindo as crianças na própria casa para passar desenhos e filmes com pipocas, também juntavam o dinheiro do trabalho delas como faxineira e a outra como trançadeira para levarem aquelas crianças para passeios fora dos limites das comunidades de Costa Barros, objetivando acesso à cultura, a interação com outras realidades e também para lazer.

Hoje a nossa instituição atende mais de 100 crianças e adolescentes entre 6 à 14 anos que tiveram de alguma forma seus direitos violados e que vivem em situação de vulnerabilidade social e risco nessas comunidades consideradas as mais perigosas.

Um dos nossos principais projetos é o Defensores da Infância, onde esse público, semanalmente, participa de atividades educacionais (reforço escolar) sempre no contraturno escolar, com jogos educativos e metodologia digital, atividades psicossociais, inglês, informática, artesanato, bijuterias, e saídas culturais (museus, circo, teatros, concertos, etc) e recreativas de terça à sábado, das 9h às 17h.

Também temos o projeto Engrenando no Amanhã onde jovens de 15 à 24 anos participam de cursos e oficinas para geração de renda e mercado de trabalho, com aulas de Refrigeração, Tranças e Implantes, Artesanato, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha, Barbeiro, Culinária, Inglês e Informática para o trabalho.

Oferecemos para nossas crianças café da manhã, almoço e lanche da tarde, porque sabemos que muitas não têm condições básicas alimentar em suas casas. Auxílio no projeto Escola pra Todos, dando suporte aos pais para matricular crianças que nunca haviam estudado antes, e outras que estavam anos fora da escola. Acreditamos que um dos principais fatores para termos um mundo melhor é investir em nossos pequenos cidadãos hoje.


Endereço

R. Cândido Macedo Júnior, 13 - Costa Barros, Rio de Janeiro - RJ, 21532-190, Brasil -

Voluntários

172 voluntários