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São Paulo, SP

Portal da Educadora

O Portal da Educadora é uma OSC que visa dar voz às professoras e professores com objetivo de qualificar a educação pública brasileira.

Sobre a organização

Que educação queremos?

Nos dedicamos a fomentar uma educação integral, viva e para vida, democrática e para democracia, libertária e libertadora, para o desenvolvimento da autonomia individual e comunitária e para os direitos humanos.

Uma educação que não transforme as dificuldades das Crianças em patologias e não ofereça drogas no lugar de afeto; que não classifique as Crianças de acordo com notas, sejam elas números ou letras; que não avalie as Crianças através de testes físicos e mentais que acreditam provar seus limites e suas possibilidades; que não separe a atividade profissional da realização pessoal, de forma que o trabalho não seja uma tortura, mas uma atividade significativa; que motive e não puna a colaboração e a solidariedade; incentive o pensar e não o obedecer.

Uma educação laica, que respeite a diferença de credo, origem, gênero, cor e sexualidade; que enxergue a Criança não como pessoas-a-ser, não pessoas de amanhã, mas pessoas de agora, agora mesmo, hoje, como aprendemos com Janusz Korczak; que enxergue os aspectos cognitivos, emocionais e sociais completamente integrados.

Uma educação que seja dirigida pelo desejo, pelo interesse, pelo sonhar e guiada pela consciência em harmonia com o coração; que respeite o tempo de cada Criança sem uniformiza-las, nem mesmo em suas vestimentas e materiais.

Uma educação construída com afeto entre educadores e educandos, com vínculos construídos de modo saudável, para que possamos estabelecer ambientes pacíficos e respeitosos, onde os conflitos inerentes possam ser solucionados não pela vigilância, mas pela confiança, não pela punição, pelo castigo, pela coerção, pela violência, mas pelo diálogo mediado pelo amor.

Uma educação que promova espaços que ao mesmo tempo protegem e potencializam as Crianças em todos os aspectos possíveis, apresentando as possibilidades no campo da ciência, das artes, dos esportes, da filosofia, da metafísica e com muito tempo livre para brincar; que favoreça o autoconhecimento para que a Criança se desenvolva em contato consigo mesma, aprendendo gradativamente a tomar decisões e consequentemente a se responsabilizar pelas consequências de suas escolhas.

Uma educação que seja construída pela comunidade e não para comunidade, que faça dos espaços públicos territórios educativos em comunidades de aprendizagem, onde a rua é espaço da cultura e não do medo; que compreenda o conhecimento de forma transdisciplinar, complexa, integrada, com conexão, sistêmica, com teoria e prática indissociáveis, promovendo a democratização do espaço físico e virtual, entendendo que o espaço virtual também precisa ser público.

Uma educação centrada nas relações, que produza asas e não gaiolas, a pedido de Rubem Alves.