avatar
Florianópolis, SC

Organização Bem-Animal

Uma organização formada por pessoas apaixonadas pelos amigos peludos e que lutam pela proteção e pela conscientização coletiva para o bem dos animais.

Sobre a organização

A Organização Bem-Animal (OBA!) é uma organização da sociedade civil, registrada sob CNPJ 09.454.046/0001-55 e declarada de Utilidade Pública Municipal, que atua na Grande Florianópolis/SC. Tem como missão a proteção, a conscientização e a promoção de ações para o bem dos animais. Um trabalho sério e engajado, realizado por meio da dedicação de voluntários e de doações de pessoas e empresas simpatizantes da causa animal, uma vez que a OBA! não recebe verba pública ou recursos privados fixos.

Os principais projetos da OBA! são a Cão Terapia e o Mutirão Mata-Fome. A Cão Terapia acontece desde 2007 em parceria com a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) - órgão da Prefeitura de Florianópolis -, e nela voluntários visitam aos sábados o canil e gatil municipal para amenizar a solidão e traumas dos animais resgatados de denúncias de maus-tratos, atropelamentos e outras situações emergenciais. Através dos passeios, das brincadeiras, da interação e do carinho, os animais recuperam a confiança nos seres humanos e são preparados para serem inseridos em novas famílias. O principal objetivo do projeto é dar visibilidade para os animais e possibilitar a adoção consciente. A Cão Terapia é responsável, direta ou indiretamente, pelo encaminhamento de centenas de cães e gatos desde a sua criação. Além disso, possibilita a relação próxima das pessoas com os animais, tornando-se uma atividade terapêutica e também um exercício de cidadania e solidariedade. Faz bem para todos.

Já o Mutirão Mata-Fome caracteriza-se por visitas a áreas carentes da Grande Florianópolis para alimentar e cuidar de cães e gatos famintos e doentes. Também são encaminhados para castração, para controlar a população de animais, fechar o ciclo de abandono e maus-tratos e evitar a proliferação de zoonoses. No entanto, o objetivo maior desta ação é educar e conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais e sobre o compromisso e as responsabilidades de ter um animal e, ainda, envolver mais setores da sociedade na solução dos problemas existentes. Este trabalho vem sendo realizado desde 2008 e atinge, atualmente, 10 comunidades indígenas, totalizando 400 animais, entre cães e gatos, beneficiados.

Assim, a ONG realiza um trabalho de fiscalização e reivindicação na proteção animal, juntamente com outras organizações afins, devido aos problemas gerados pela irresponsabilidade do cidadão e pela inoperância do Poder Público com relação ao abandono, maus-tratos e superpopulação de animais domésticos.