avatar
São Paulo, SP

Operação Conta Gotas

Doutores Palhaços Sorrisologistas.

Sobre a organização

Por volta dos anos 90 surgia o Palhaço Ziriguidum Telecoteco de Esquindô-lelê, com maquiagem e roupas emprestadas, sapatos adaptados e tudo mais fora sendo esculpido ao longo dos anos.

Dizem que todo começo é difícil, mas para Ziriguidum não, pois suas passagens por varias instituições numa época onde o trabalho voluntário era pouco valorizado foram sugeridos e realizados de forma branda, seguido de ações sociais em ruas e praças, em eventos abertos, até 2003.

No inicio de 2004, com o aprendizado adquirido, iniciamos uma nova fase no projeto da OCG com a realização de diversos eventos, oficinas e intervenções objetivando a doação de sangue, plaquetas e cadastramento de doadores de medula óssea. “Oficinas e desenvolvimento de voluntários para praticas das ações e intervenções através do lúdico (Doutores Palhaços, especialistas em Sorrisologia!)”.

“Doutores Palhaços em hospitais, casa de apoio ao câncer, asilos, orfanatos, instituições, organizações, associações e congressos”.

Missão: Difundir a integração das pessoas, observando e respeitando suas diferenças, conceito este defendido e aplicado por nossos Doutores Sorrisologistas em suas intervenções em abrigos, instituições, hospitais.

Objetivo Geral: O projeto tem como objetivo transformar e melhorar o ambiente, que é desgastante e sofrido, para os pacientes, cuidadores e profissionais da medicina, através da arte lúdica.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Humanização Social e Hospitalar Sabendo que o paciente possui diversas necessidades, desejos e angústias, a OCG leva carinho, otimismo e confiança, amenizando o desgaste das internações, além de promover a interação entre a equipe médica, os cuidadores e pacientes.

Todos os voluntários da OCG passam por um treinamento específico antes de atuar nas unidades hospitalares ou instituições e, após um período de formação e capacitação estão aptos a atuar como “agentes transformadores” neste ambiente. As visitas ocorrem de acordo com a necessidade de cada Instituição e conforme acordado com a equipe médica, podendo ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Todas as ações são lúdicas e educativas, sem deixar de lado o riso. As atuações ocorrem em grupos rotativos e com a presença de um coordenador. É comprovado através de resultados, nas diversas instituições por onde passamos, à importância e o benefício que o nosso trabalho trás ao paciente, pois contribuímos com a humanização, aproximando a equipe de profissionais da saúde ao paciente, o que permite que a doença seja vista de outra maneira. Os pacientes que recebem a visita apresentam bem estar e muitas vezes diminuem-se o tempo de internação.