avatar
São Paulo, SP

ONG Nova Mulher

Objetivamos o empoderamento das mulheres através de atividades de geração de renda, bem-estar, acesso a direitos e atendimento para casos de violência doméstica

Sobre a organização

A ONG NOVA MULHER foi criada em 08 de março de 2015 para se integrar à luta pela igualdade de gênero e pelo combate à violência contra as mulheres e assim estimular e fortalecer o empoderamento das mulheres.

Empoderamento, na nossa visão, não se trata apenas de autonomia econômica, inclui um processo de fortalecimento pessoal, de conhecimento de seus direitos e de assumir o protagonismo da sua própria vida.

Nossa escolha de atuação é atender às mulheres a partir de 16 anos, qualquer mulher, mas escolhendo estar localizadas na Periferia da Zona Norte de São Paulo, a prioridade é o atendimento das mulheres mais vulneráveis e com menos acesso a oportunidades.

E como fazemos o trabalho do empoderamento? Trabalhamos em 4 frentes:

A primeira é a oferta de atividades de capacitação de profissional com cursos na área da Beleza e do artesanato

A segunda frente é a oferta de palestras e cursos sobre temas diversos: Dicas de empreendedorismo e organização do trabalho por conta própria, rodas de conversas sobre direitos, violência doméstica, saúde emocional, entre outros.

A terceira frente é a oferta de atividades de bem-estar, corpo e mente, como Yoga, consciência corporal, dança do ventre.

E a quarta, é o atendimento individual personalizado, com escuta qualificada, com acolhimento, orientação e acompanhamento seja para acesso a direitos seja para casos de mulheres em situação de violência doméstica.

A ONG Nova Mulher hoje atende a cerca de 130 mulheres por mês, sendo 70 realizando atividades, cursos e cerca de 60 sendo atendidas individualmente. Essas 130 mulheres geram cerca de 380 atendimentos por mês. Principalmente no que se refere ao atendimento às mulheres em situação de violência, são necessários muitos atendimentos para o trabalho de de superação da situação.

A ONG Nova Mulher não tem parceria com o poder público e sua sustentabilidade vem de doações, parcerias, voluntariado e um Brechó.

Estudos da ONU MULHERES já demonstram que o trabalho de igualdade de gênero em territórios vulneráveis impacta não somente a família das mulheres mas toda a Comunidade.

Há diversas formas que você pode participar desse processo transformador da vida de muitas mulheres, sendo doador/a ou voluntário/a. Quer se juntar a nós neste desafio? Quer apoiar a causa das mulheres? Então vem conhecer nosso trabalho e se engaje nesse movimento.