avatar
Rio de Janeiro, RJ

+NÓS

Desenvolvemos iniciativas de educação popular, tais como Reforço Escolar e Pré-vestibular gratuitos. Em defesa de uma educação crítica e emancipadora.

Sobre a organização

O + NÓS é um movimento comprometido com as problemáticas sociais que afligem, sobretudo, a parte mais pobre da população e se empenha no combate a todo tipo de opressão como a desigualdade de gênero, o racismo e a LGBTTfobia. Tais temáticas – latentes em nossa realidade e presentes nas últimas edições do ENEM – nos são caríssimas.

O + Nós, seguindo essa perspectiva, tem sido uma grande experiência de educação popular a partir de um modelo pedagógico alternativo constantemente em construção. Logo, a horizontalidade e a construção coletiva, numa lógica em que todo mundo tem algo a compartilhar, têm fundamentado nossa atuação.

Partimos da constatação de que a desigualdade social, a falta de investimento nas escolas públicas e os processos seletivos das universidades promovem uma desigualdade gigantesca de oportunidades, dificultando a entrada e permanência de pessoas mais pobres na faculdade. Reunimos assim em 2015, diversas pessoas interessadas em construir uma turma de pré-vestibular popular, gratuito, sem taxas ou mensalidades e hoje já somos 11 unidades, localizadas estrategicamente em territórios periféricos e suburbanos.

Defendemos que a universidade é de todos e que o direito a cursar o ensino superior deve ser garantido a qualquer pessoa que assim desejar. Nesse intuito, acreditamos que um primeiro passo para acabar com essa desigualdade é trabalhar para que cada vez mais pessoas desfavorecidas socialmente estejam dentro das universidades. Como dizem nossas e nossos estudantes “+ Nós, de fora, dentro da universidade”.

Ao nos colocarmos entre a escola e o processo seletivo das faculdades, o + Nós pretende empoderar, instrumentalizar e encorajar justamente aquelas e aqueles que por diversos motivos tenham menos condições de concorrer a uma vaga no ensino superior.

Compreendendo que as dificuldades educacionais assolam não só o ensino médio e superior, mas o ciclo básico como um todo também, sendo grande parte dos problemas acadêmicos provenientes de dificuldades desenvolvidas nos anos iniciais e em um modelo educacional que majoritariamente não é capaz de considerar as especificidades de cada estudante, entendemos a necessidade de abordarmos novos públicos, trazendo a nossa perspectiva de educação popular para novas iniciativas, desta vez: aulas de reforço escolar para alunos do 1° segmento do ensino fundamental. Afim de atuarmos de maneira complementar a educação dos mesmos, solucionando as dificuldades que possam encontrar nesse período fundamental ao desenvolvimento acadêmico das crianças e realizando atividades culturais e interdisciplinares sobre temas de grande relevância social.