Duque de Caxias, RJ

MALOCA

É um coletivo de mulheres pobres, negras e periféricas de Duque de Caxias.

About the NGO

M.A.L.O.C.A. - Movimento Alternativo Libertário e Organizado em prol da Cidadania e Apoio Social é um coletivo de mulheres da periferia de Duque de Caxias que tem como objetivo ser um grupo de Apoio Social.

Atua na comunidade do Morro do Sossego, no 2º distrito do município de Duque de Duque de Caxias.

Fundado em 07 de março de 2018, o projeto tem como objetivo criar conjuntamente com as mulheres do Morro do Sossego e adjacências uma rede de apoio social que estimule o acolhimento, a arte, a geração de renda e a autonomia, a fim de favorecer a saúde mental e o exercício da cidadania destas mulheres.

São realizadas oficinas de artesanato semanalmente, por artesãs voluntárias, moradoras da comunidade, as quais apresentam diversas técnicas artesanais. Nestas ocasiões as mulheres além de realizar as peças artesanais podem trocar experiências, compartilhar conhecimentos e saberes.

Reunimos numa casa cedida, denominada “Casa da Cidadania e do Apoio Social”, é uma casa colaborativa que tem por finalidade centralizar as ações, atividades e oficinas realizadas pelo coletivo. Além das oficinas de artesanato, são oferecidas aulas de complementação escolar e de violão.

MISSÃO: Estimular o acolhimento, a arte, a geração de renda e autonomia das mulheres da comunidade por meio de oficinas de artesanato, ações e atividades que garantam o exercício da cidadania.

VISÃO: Favorecer a intervenção social, educativa, cultural e de saúde junto às mulheres, famílias e comunidade do Morro do Sossego e seu entorno a fim de contribuir para a transformação social.

VALORES:

AMOR – SOLIDARIEDADE – COLETIVIDADE – SIMPLICIDADE – RESPEITO-IGUALDADE