avatar
Rio de Janeiro, RJ

Instituto Semeando Amor

Promovemos educação, lazer e crescimento saudável para as crianças da Comunidade César Maia, através do amor, exemplo, carinho, respeito e dignidade.

Sobre a organização

O Instituto Semeando Amor foi fundado por Rosa Gomes da Silva Fernandes, Adeilson de Lima Fernandes e Yasmim Fernandes, pais e filha, respectivamente, dentro de sua própria casa, na Comunidade César Maia, em Vargem Pequena, Rio de Janeiro. Em 2006, diante da eminente reprovação de Yasmim na escola, o casal, com ajuda da voluntária Jorgete Siffert começou a oferecer aulas de reforço escolar para Yasmin e poucos amigos, na cozinha da casa deles. A iniciativa foi tão bem sucedida, que a cada dia, mais amigos de Yasmim e vizinhos juntavam-se às aulas.

O crescimento das atividades tornou necessário um espaço fora da residência dos fundadores. Em 2008, as aulas passaram a acontecer em uma pequena loja, de não mais de 50 m², na Comunidade César Maia, emprestada pela irmã de Rosa. Neste espaço funcionam, até hoje, as atividades do Instituto que atende aproximadamente 90 crianças, na faixa etária de 07 a 12 anos e conta com a ajuda de 13 voluntários, inclusive da já formada professora, Yasmim Fernandes.

A missão da organização é promover oportunidade de educação e crescimento saudável para as crianças da Comunidade César Maia. Estamos certos de que ocupar o tempo livre das crianças é uma forma de retirá-las das ruas e da exposição à violência, drogas e marginalidade, contribuindo para o seu futuro como cidadãos.

"Acreditamos que o tratamento através do exemplo, carinho, respeito e dignidade, contribuem imensamente para o desenvolvimento de jovens com autoestima, consciência da importância da educação e respeito ao próximo. Também oferecemos aulas gratuitas de complementação escolar, futebol, jiu-jitsu, teatro, canto e inglês. " - Rosa Fernandes.

Desde o início das atividades, mais de 300 crianças passaram pelos cuidados do Instituto, que é mantido por pequenas doações e voluntários. Apenas em 2018, foram 87 crianças beneficiadas pelos projetos e esperamos continuar com esse trabalho!