Instituto Rogerio Steinberg

O Instituto Rogerio Steinberg é uma organização sem fins lucrativos que atende crianças e jovens socialmente vulneráveis com Altas Habilidades/Superdotação.

ONG em revisãoplaceRio de Janeiro, RJ
  • 2

    VAGAS CRIADAS
  • 48

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

O Instituto Rogerio Steinberg (IRS) é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1998, atende crianças e jovens socialmente vulneráveis com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), executando atividades de educação complementar (culturais e educacionais), buscando despertar e desenvolver talentos, muitas vezes ignorados. Baseado na crença de que talentos podem ser encontrados em qualquer classe social, o IRS entende que a geração de oportunidades e a valorização do esforço pessoal são fundamentais para o desenvolvimento do talento e, consequentemente, contribuem para a transformação social de seus beneficiários.

Crianças e jovens com indicadores de AH/SD, da rede pública municipal do Rio de Janeiro e instituições beneficentes de ensino, são indicadas para o processo de seleção do IRS por professores de 42 escolas, capacitados pelo IRS para identificar crianças com indícios de superdotação. Os indicados passam pela seleção, que se divide em quatro etapas: avaliação acadêmica (português e matemática), autoavaliação comportamental e social, entrevista social com a família; além de entrevistas e testes realizados por psicólogos para identificar sinais de altas habilidades.

Os selecionados são convidados a participar, por três anos, do Programa Desenvolvendo Talentos, que busca ampliar seus conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Informática, Codificação, Robótica e Empreendedorismo. As oficinas do Programa visam enriquecer o currículo dos participantes com a criação de projetos, o desenvolvimento das habilidades cognitivas e comportamentais, estimulando o talento, a expressão individual, a criatividade, a sociabilidade e a mentalidade empreendedora, dando uma base importante para que sejam bem-sucedidos em qualquer carreira do século 21. No ultimo ano de atendimento, é oferecido o Preparatório, reforço de matemática e português, que visa à participação em concursos para escolas de excelência. Oficinas complementares opcionais de Desenho, Artesanato, Jornal, Desenvolvimento Expressivo e Xadrez são oferecidas a todos os participantes. O IRS oferece também bolsas de estudo de Inglês, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa (SBCI)*, dependendo do desempenho e do comprometimento do jovem.


Endereço

Rua Jardim Botânico, 116 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ, Brasil -

Voluntários

48 voluntários