avatar
Londrina, PR

Instituto Não Me Esqueças

A nossa missão é a defesa dos direitos e da qualidade de vida das pessoas que tem Alzheimer, seus familiares e cuidadores.

Sobre a organização

O Instituto Não Me Esqueças foi fundado em 22 de março de 2017, em Londrina, por um grupo de familiares-cuidadores e profissionais da área da saúde. A nossa missão é a defesa dos direitos e da qualidade de vida de pessoas que tem o Alzheimer, seus familiares e cuidadores.

A motivação para constituir o Instituto, no entanto, vem desde 2015 quando foi realizada a primeira campanha de conscientização, durante o mês de setembro, cujo tema era Não Me Esqueças. Daí vem o nome do Instituto.

Nosso objetivo é o de sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado e do diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer, divulgando informações e desafiando os estigmas que a cercam.

Acreditamos que o acesso amplo ao conhecimento e a participação plena da sociedade civil organizada junto a órgãos públicos e de fomento são fundamentais para diminuir os riscos da doença e seus impactos biopsicossociais, bem como para busca de tratamentos e da cura.

O Instituto Não Me Esqueças tem como visão tornar-se referência para os que buscam atenuar os riscos e os impactos biopsicossociais da Doença de Alzheimer.

O Instituto Não Me Esqueças tem como valores:

Dedicação aos Doentes de Alzheimer, seus familiares e cuidadores;

Integridade moral;

Respeito às individualidades;

Etica do cuidado;

Imparcialidade;

Transparência nas ações;

Ousadia;

Sustentabilidade social.

Dentre as finalidades do Instituto Não Me Esqueças estão:

  • Promover a assistência social, a educação e a saúde dos Doentes de Alzheimer, seus familiares e cuidadores;
  • Expandir a conscientização pública e a compreensão da Doença de Alzheimer na comunidade em geral, por meio de ações socioeducativas;
  • Fomentar a capacitação de profissionais da área, a fim de estimular melhores práticas direcionadas àqueles que têm Doença de Alzheimer, seu familiares e cuidadores;
  • Defender os direitos das pessoas com a Doença de Alzheimer.

Nosso trabalho não deve substituir o diagnóstico e acompanhamento médico, por isso se você notou algum dos sintomas da Doença de Alzheimer em você ou em alguém que conheça, procure um médico e faça sua consulta.