Instituto Juruá - Atados | Plataforma de Voluntariado
Manaus, AM

Instituto Juruá

Organização que apoia o manejo sustentável e participativo dos recursos naturais na Amazônia por meio de parceria entre ciência e conhecimento tradicional.

Sobre a organização

O Instituto Juruá é uma organização sem fins lucrativos, formada em 2018 e composta por conservacionistas e pesquisadores em forte parceria com lideranças comunitárias e associações locais. Nós apoiamos o manejo participativo dos recursos naturais na Amazônia e fornecemos subsídios técnicos para que as comunidades locais possam manejar sustentavelmente seus recursos naturais e proteger seus territórios. A missão do Instituto Juruá é integrar a pesquisa científica e conhecimento tradicional local para apoiar iniciativas positivas de uso dos recursos naturais — promovendo conservação da biodiversidade, segurança alimentar, inclusão de lideranças locais em tomadas de decisão, geração de renda e melhoria na qualidade de vida de comunidades rurais indígenas e não-indígenas da Amazônia.

As nossas principais frentes de atuação estão associadas a três programas: (1) Pesquisa Científica, (2) Práticas em Conservação e (3) Educação e Treinamento.

Por meio de técnicas de pesquisa científicas multidisciplinares, avaliamos o valor da conservação, e os benefícios socioeconômicos e culturais gerados por manejos comunitários e áreas protegidas de uso sustentável. Analisamos também os possíveis impactos dessas atividades na ecologia das florestas de várzea e terra firme. Adicionalmente, temos diversos projetos de pesquisa focados na dimensão humana e na ecologia e conservação de diversos grupos taxonômicos de animais e plantas.

O Instituto Juruá trabalha com organizações locais para elaborar estratégias de zoneamento para a pesca e caça em lagos e florestas de várzea, assegurando um mosaico no qual haja áreas destinadas apenas à proteção e outras direcionadas ao uso de subsistência e/ou comercial. Apoiamos as comunidades na proteção de lagos e praias, no monitoramento das populações de espécies importantes de peixes, como o pirarucu, na proteção e monitoramento de ninhos de quelônios e no manejo de recursos naturais aquáticos e terrestres. Adicionalmente criamos um programa de empoderamento das mulheres pescadoras o qual pretende aumentar a participação da mulher na distribuição de renda e nos processos de tomada de decisão.

Nosso programa de educação e treinamento inclui a oferta de cursos para moradores locais, incluindo treinamento de lideranças para monitoramento da biodiversidade, manejo sustentável, resolução de conflitos, elaboração de projetos, educação ambiental e educomunicação. Fornecemos apoio também em cursos de capacitação visando alternativas de geração de renda para os moradores como por exemplo na produção de artesanatos e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade. Dentro do programa de educação estamos trabalhando em uma iniciativa de formação em educação ambiental para líderes e professores comunitários, que serão multiplicadores de histórias positivas em conservação e atuarão mais diretamente com o público infantil.