avatar
São Paulo, SP

Instituto Empodera

O Instituto Empodera desenvolve modelos inovadores de atuação na comunidade; o fortalecimento das redes e negócios inclusivos para a população vulnerável.

Sobre a organização

O Instituto Empodera nasce com a missão de oferecer metodologias e ferramentas inovadoras que possibilitem a formação e o desenvolvimento de habilidades e competências de grupos, indivíduos ou comunidades. Utilizamos estratégias baseadas na metodologia do Tratamento Comunitário, baseada nas premissas de que pessoas mesmo em situação de rua têm um pequeno dispositivo relacional (pequeno grupo de amigos/conhecidos) exercendo a função de apoi,, de recurso no cotidiano e de microssistema cultural. EMpodera trabalha com mulheres e comunidades em situaçao de vulnerabilidade.

O Empodera hoje é o gestor da rede RAISSS América Latina e (Rede Americana de Intervenção em Situação de Sofrimento Social), uma rede transnacional de redes fundada em 2006 por redes nacionais de Organizações que atuam na área de desenvolvimento comunitario em rede. Inclui organizações dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e foi apoiado pela Caritas da Alemanha com fundos do Governo Alemão e UNESCO.

A Conexão Musas, o mais recente programa do Instituto Empodera, tem como missão conectar mulheres em situação de vulnerabilidade através de processos e projetos que possibilitem e fortaleçam o desenvolvimento pessoal e autonomia. A ideia e poder desenvolver o trabalho em rede, com micro negócios a fim de otimizar os esforços entre eles e possibilitar o apoio mútuo, seja no processo de compras, produção vendas e participação.

Utiliza a economia Circular Criativa como estratégia para o desenvolvimento humano, econômico e social e a integração e autonomia. Desenvolve-se através de 4 eixos de atuaçao :

1- Imersão criativa – vivência de cocriação . Espaços de encontro e conexão entre as mulheres semestrais para facilitação de um processo em que elas possam reconhecer quem são, seus talentos – ativar autoconhecimento. Esta proposta se inspira nos Bootcamp do Fabricademy do MIT.

2. Processo formativo Musas: uma metodologia pratica e ativa para trabalhar com mulheres em situação de vulnerabilidade cujo diferencial esta em: - Trabalhar a partir dos talentos e da potência das mulheres; - A Participação das Mulheres como facilitadoras de suas pares;


2 -Produtos Musas

Os grupos de mulheres Musas produz artigos de moda, de uso pessoal e decoração com base em princípios de sustentabilidade. O diferencial do produto é ser desenvolvido a partir de um processo criativo e de composição de habilidades, reaproveitamento de materiais e aplicação de técnicas manuais. Hoje os produtos são confeccionados pelos coletivos: Nona Agulha, Meninas da Lua, Bordados Mani, Presente Vivo e Arvorecer.

4. Clube Musas

Uma das propostas do Musas é criar um "Sistema de Troca" de habilidades e tempo de vida por serviços ou produtos Musas . Desta forma existe um sistema de recompensa não monetário, valorizando os talentos e habilidades.