Instituto de Apoio à Mães Especiais- Instituto AME

Oferecer apoio e tratamento psicoemocional às mães de todos os diagnósticos. E a inclusão das crianças e jovens através do esporte e educação.

  • 3

    VAGAS CRIADAS
  • 19

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Nossa causa

Com o intuito de fazer valer a filosofia do positivismo e do “juntos somos mais fortes” atuamos em grupos de mães de crianças especiais. Atualmente as participantes somam em mais 45 mães dos mais variados diagnósticos: Autismo, Mielomeningocele, Surdos, Down, Epilepsia, Sindrome de Turner, Deficiência intelectual dentre diversos outros.

Há mais de um ano nos reunimos mensalmente para trocarmos experiências sobre os desafios e anseios da maternidade especial. Esses encontros são uma rica troca, e nos possibilitou concluir que, do ponto de vista que tange as questões de apoio, tratamentos psicológicos e cuidados para as fragilidades emocionais das mães de crianças especias, pouco se tem feito a respeito.

Outra necessidade latente envolve as questões de inclusão das crianças e jovens especiais, e acreditamos ser caminhos possíveis para tal, o Esporte e a Educação ambos adaptados às mais diversas necessidade existentes.

Projetos

Os nossos projetos atuarão dentro das vertentes da inclusão e empoderamento feminino.

1-Para as mães de especiais de todo Brasil

A criação de uma plataforma para atendimentos e terapias psico emocionais online. A maioria das mães não tem com quem deixar seus filhos ou se deslocar para realizarem as terapias que são essenciais na ajuda das dores e desafios emocionais diários pelos quais elas passam.

Através do serviços de profissionais voluntários (psicólogos, terapeutas, coachings...) as sessões podem ser agendadas através da plataforma e realizadas, sem a necessidade de deslocamento de ambas as partes.

2-Para crianças e jovens de todo Brasil

Com envolvimento, ajuda e apoio de mães especiais das áreas de Educação Inclusiva, Designer, Marketing e Pedagogia, faremos o desenvolvimento a criação e distribuição de materiais, jogos e atividades que exerçam a função psicopedagógicas. Faremos a distribuição desses materiais para famílias especiais e também para escolas que exercem educação inclusiva.

3-Para crianças, jovens e mães – Grande São Paulo, Região Sudoeste e Oeste

Centro de esportes adaptados para as necessidades especiais, onde será trabalhada as questões de estímulos e desenvolvimento cognitivo e corporal (temos referência de modelo completo no que tange estrutura física, necessidades e perfis dos profissionais que irão atuar com as crianças). Serão ofertados no centro esportes como Ginastica, Capoeira, Judô, Natação, Dança entre outros.

Enxergamos que todos os projetos citados aqui, mesmo que ainda em fase embrionária, causarão muito impacto em uma grande parcela da sociedade que vivem e sofrem com os desafios da maternidade especial em todo o Brasil.

Para nós, fica claro que, se fortalecermos essas mães e apoiarmos as questões de inclusão, teremos uma sociedade a caminho da equidade.