avatar
Porto Alegre, RS

Instituto Cientista Beta

Aproximamos estudantes e professores da ciência e lhes ajudamos a criar projetos científicos sobre os problemas que eles enxergam no mundo.

Sobre a organização

O Cientista Beta foi criado por jovens que, após fazerem pesquisas científicas no ensino médio, e sentirem na pele o quão transformadora é esta ferramenta de ensino, e sentiram a necessidade de passar a experiência adiante. Surgimos de um questionamento pertinente destes jovens: como podemos expandir esse ecossistema de pesquisa que fica restrito a espaços físicos específicos, permitindo que qualquer estudante de qualquer lugar do país possa desenvolver um projeto de pesquisa sobre um tema do seu interesse, independente de estrutura, escola, e classe social?

Através da divulgação científica e métodos de aprendizagem baseados em projetos, nossa organização promove o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes brasileiros. Para nós, a ciência é agente de transformação social. A maneira como trabalhamos para conseguir isso é produzir conteúdo científico acessível para alunos e professores, programas on-line e presenciais de desenvolvimento de projetos científicos e também um evento anual que reúne centenas de jovens cientistas de todo o Brasil.

Nosso principal programa é o Decola Beta, voltando a estudantes e professores. Este programa tem duração de 6 meses, ao longo dos quais os estudantes desenvolvem um projeto científico com apoio de um professor orientador, mentores e com acesso a conteúdos e desafios criados pelo Cientista Beta.

Desde 2016, já passaram pelo programa Decola Beta mais de 270 jovens de todas as regiões do país, oriundos de 76 escolas diferentes situadas em 67 cidades, que desenvolveram 136 projetos científicos nas mais diversas áreas do conhecimento. Sendo que 56% dos 270 são meninas. Estes mais de 270 jovens, já tiveram oportunidades de participar de feiras científicas, e conquistaram 61 prêmios, como: Primeiros Lugares nas maiores feiras de ciências do Brasil; Requerimento de Patente junto ao INPI; Participações na Escola de Verão Instituto Weizmann, no Preparing Global Leaders Summit e na Google Science Fair; e credenciais para famosas feiras e eventos como a SBPC 2017, a ISWEEP 2017 (USA), a ICYS 2017 (Alemanha) e a Intel ISEF (Pittsburgh, USA). Estes dados estão disponíveis nos nossos relatórios de impacto (http://twixar.me/3Qnn e http://twixar.me/nQnn).

Além deste programa, também organizamos a Experiência Beta, o evento nacional do Cientista Beta que reúne no último trimestre do ano, onde acontecem palestras inspiradoras, painéis e dinâmicas entre os participantes para que repensemos o futuro que queremos construir e como podemos utilizar o poder transformador da ciência para concretizá-lo. Também lançamos em 2019 o Mapa das Feiras, uma plataforma interativa e alimentada pelos próprios usuário que reúne informações sobre feiras científicas para alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico.